Edição Atual

v. 2 n. 1 (2019)

Em março de 2019, a partir da propositura do chefe do executivo federal em comemorar os eventos instauradores do que ficou conhecido como Regime Militar de 1964 e que perdurou até 1985 no Brasil, ocorreu grande polêmica sobre a escrita e diálogos acerca da história da república brasileira.

Instigada por essa contenda sobre o ofício do historiador e do professor de História, a Das Amazônias  – Revista Discente de História, do Centro de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal do Acre - propôs o debate acadêmico sobre as diferentes faces do autoritarismo na nossa república.

Para tanto, sem esquecer que as articulações entre civis e militares na histórica política do Brasil são frequentes, desde a instauração da república, perpassando o movimento tenentista, a denominada “Revolução de 1930”, o Estado Novo, o Regime de 1964 e o contexto atual, o próximo número da Revista Das Amazônias assumirá o formato de Dossiê, tendo como temática a República Brasileira e Autoritarismo.

Equipe Editorial do v.2, n.1:
Profa. Dra. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal do Acre, Brasil
Wálisson Clister Lima Martins, Universidade Federal do Acre, Brasil
Larissa Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Acre, Brasil
Alana Carla Herculano de Oliveira, Universidade Federal do Acre, Brasil
Ivanete Silva Sousa, Brasil
Sandy Gomes Maria, Universidade Federal do Acre, Brasil

Conselho Editorial do v.2, n.1:
Profa. Dra. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque, Universidade Federal do Acre, Brasil
Prof. Dr. Hélio Moreira da Costa Júnior, Universidade Federal do Acre, Brasil
Prof. Dr. José Sávio da Costa Maia, Universidade Federal do Acre, Brasil
Prof. Dr. Marcos Fábio Freire Montysuma, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Prof. Dr. José Dourado de Souza, Universidade Federal do Acre, Brasil

Publicado: 2019-11-13

EDITORIAL

Ver Todas as Edições

Revista Discente do Curso de História da Universidade Federal do Acre com periodicidade semestral, vinculado a área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/UFAC). Tem por objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da UFAC e outras instituições.