Notícias

Convocatória para dossiê Religião, sociedade e fronteira

2024-01-08

 

A Ciência Humana tem como pontos centrais as rupturas e permanências que ocorrem na sociedade em diversas temporalidades e territorialidades, buscando entender de forma crítica aspectos das relações sociais e de poder. Dessa forma, os estudos sobre religião e fronteira vêm crescendo a cada ano, em uma tentativa de compreender o comportamento da sociedade considerando perspectivas de fé, crença, religiosidade, defesa, separação, descontinuidade, sociabilidade, política e economia. Portanto, o referido dossiê visa apresentar trabalhos que reflitam e debatam sobre religião e fronteira a partir de análises da sociedade, identificando sua diversidade e dinâmica através das tramas complexas que produzem diálogos entre História, Sociologia, Antropologia, Relações Internacionais, bem como o Ensino de História e Religião. Assim, espera-se que o dossiê “Religião, Sociedade e Fronteira” seja uma ferramenta de grande relevância para trabalhos que problematizam e produzem saberes a respeito da religião e fronteira.

Saiba mais sobre Convocatória para dossiê Religião, sociedade e fronteira

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2024): História Literária Amazônica: novos percursos
					Visualizar v. 7 n. 2 (2024): História Literária Amazônica: novos percursos

Capa: David de Lima Damasceno

Publicado: 2024-12-03

Ficha Técnica

Editorial

  • História Literária Amazônica novos percursos

    Dennys Silva-Reis, Camila Bylaardt Volker
    7-10
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-1

Dossiê

  • A literatura feminina em Rondônia uma breve historiografia

    Jaquelene Costa de Souza
    11-30
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-2
  • As vozes femininas no conto literário em Porto Velho no período de 2000 a 2020

    Jessica Campos
    31-47
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-3
  • Manifestações da mimese na dramaturgia Amazônica um percurso historiográfico literário da representação da mulher no teatro de Rondônia

    Edilene Tavares Pessoa Santiago
    48-66
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-4
  • Caminhos da imaginação a literatura infantojuvenil em Porto Velho de 2014 a 2023

    Socorro Helení Velasques Gonçalves Ferreira Lima, Patrícia Sautiro Fernandes, Eliane dos Santos Ramos
    67-80
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-5
  • Porto Velho e o Rock historiografia das canções entre os anos 2000 a 2010

    Patrícia Sautiro Fernandes
    81-94
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-6
  • Ópera na Amazônia uma perspectiva histórica e literária

    Mauricio Rodrigues
    95-107
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-7
  • Os indígenas e o texto teatral no Brasil um breve itinerário

    Dennys Silva-Reis, Wesley Alves Batista
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-8
  • Saber, poder e o entre - lugar da cultura nos escritos do Barão do Guajará

    Camila do Socorro da Cunha Monteiro , Welton Diego Carmim Lavareda
    122-137
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-9
  • Fronteira, Memória e Imaginário em o Amante das Amazonas (1992) de Rogel Samuel

    Fernando Simplício dos Santos
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-10

Entrevista

  • A poesia contemporânea no Acre entrevista com Alessandro Gondim

    Camila Bylaardt Volker
    153-161
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-11
  • As personagens femininas na dramaturgia amazônica entrevista com Jória Lima

    Edilene Tavares Pessoa Santiago
    162-168
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-12

Fluxo contínuo

  • Diz(narrando) uma análise de represent(ações) e discurso sobre a Amazônia e o Acre

    Danilo Rodrigues do Nascimento, Risonete Gomes Amorim, Thais Albuquerque Figueiredo
    169-186
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-13
  • Que história é essa? Que história não é essa? a memória selecionada dos patrimônios históricos no Acre

    Ana Luiza Souza da Costa, Thales Silva Macharel
    187-212
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-14
  • Prática docente e o reconhecimento da vivência periférica no ensino de história por meio do rap e do funk uma proposta de ensino-aprendizagem

    Luana Brunely da Silva, Vitor Rocha Damasceno
    213-232
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-15
  • O papel da família e da escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nos anos iniciais

    Luiz Eduardo Paulino da Silva, Rivane Figueiredo Narciso, Tatiane Gomes Moraes
    233-256
    DOI: https://doi.org/10.29327/268903.7.2-16
Ver Todas as Edições