https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/issue/feed Das Amazônias 2023-12-18T14:42:34-05:00 Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque rdam.cfch@ufac.br Open Journal Systems <p>Revista Discente vinculada à área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre (CFCH/UFAC), com periodicidade semestral. Tem por objetivo mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas. As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, resumos e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais dos cursos de História da UFAC e outras instituições.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2674-5968| <strong>Ano de criação: </strong>2018| <strong>Área do conhecimento: </strong>História |<strong>Periodicidade:</strong> Semestral|<span style="vertical-align: inherit;"> <strong>Qualis: </strong>B3 </span>|<strong>DOI: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/268903">10.29327/268903 </a></p> https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6354 Cultura Política – um discurso de Getúlio Vargas (1940-1942) 2022-11-25T16:09:01-05:00 Pâmela Cristina de Lima 174267@upf.br <p>Este estudo tem como objetivo compreender a construção discursiva de Getúlio Vargas (1882-1954), que governou o Brasil em dois períodos distintos (1930-45; 1951-54). Analisaremos, especificamente, o período que vai de 1940-42, que compreendeu o discurso do então presidente a respeito da Segunda Guerra Mundial (1939-45) e suas possíveis ressonâncias no Brasil, proferido aos militares brasileiros, e sua publicação no periódico <em>Cultura Política</em> (1941-1945). Este, por sua vez, foi uma revista vinculada ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1939 com o objetivo de propagandear o governo e seu líder, bem como controlar os conteúdos que seriam veiculados nos diversos meios de comunicação.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Pâmela Cristina de Lima https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6565 Rondônia e a ditadura civil-militar 2023-06-20T08:56:13-05:00 Daniel Alves de Almeida daniel.strictosensu@gmail.com <p>Este artigo investiga a possível utilização sistêmica do aparato de repressão política da ditadura militar, em apoio ao processo de reocupação e administração do Território Federal de Rondônia a partir da criação do Programa de Integração Nacional (1970), até a criação do estado de Rondônia, em 1981. A metodologia baseou-se na pesquisa exploratória e documental com abordagem qualitativa. A aplicação do método histórico possibilitou o desenvolvimento de uma análise crítica dos documentos oficiais e da historiografia, bem como, a construção de interpretações contextualizadas diretamente no referencial teórico. Censuras, cassações, espionagem, intimidações, prisões e torturas foram praticadas pelo regime, afim de assegurar o desenvolvimento efetivo do projeto sócio-político dos generais a serviço do grande capital financeiro. A dificuldade em acessar, presencialmente, o Arquivo Nacional em Brasília, a falta de classificação ordeira da maioria dos documentos, já disponibilizados no site do Arquivo Nacional, configurou-se como as maiores limitações na realização deste trabalho.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Daniel Alves de Almeida https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6674 A gamificação como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem na turma de primeiro ano do ensino médio integrado do Ifac 2023-04-13T14:05:52-05:00 Risonete Gomes Amorim risonete.amorim@ifac.edu.br <p>O presente artigo tem como principal objetivo investigar como o uso das tecnologias digitais, pelo viés da gamificação, favorece o ensino e a aprendizagem na disciplina de língua portuguesa na turma de ensino médio de primeiro ano do curso de Redes de Computadores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, buscando entender também a importância do uso dessas metodologias ativas em sala de aula&nbsp; contribuem para o processo de ampliação dos letramentos, através da diversidade de linguagens que permeiam os multiletramentos. Nesse sentido, o foco principal para tal pesquisa está relacionado à formação em letras português e atuação no Ifes, lócus da pesquisa, no qual foi possível perceber que a inserção da gamificação na disciplina de língua portuguesa é um mecanismo importante no desenvolvimento de novas práticas relacionadas às metodologias ativas. A metodologia pensada é de cunho bibliográfico, possuindo caráter quali-quanti, sendo realizado também uma pesquisa de campo com os alunos do Ifac, com uso de questionários e entrevista se for o caso.&nbsp; Nesse sentido, para fundamentar a pesquisa que está em andamento, foram utilizados os seguintes autores: Alves (2015), Kleiman (2007), Leffa (2014), Rojo (2012), Souza (2021), entre outros. Por fim, destacamos aqui que apresente pesquisa encontra-se em andamento, não havendo ainda resultados concretos.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Risonete Amorim https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6940 A construção da BR-364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul - Acre 2023-08-09T11:25:09-05:00 Fernando Ferreira fernando.chb2011@hotmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo traçar aspectos da construção da rodovia 364, trecho Rio Branco/Cruzeiro do Sul – Acre, onde procura-se problematizar a situação da construção e da demora na conclusão da referida estrada. o Busca-se na memória de sujeitos sociais da referida estrada através de representações de experiências vividas. Por fim visa compreender as razões da citada rodovia ainda não ter sido concluída, analisando-se também as relações de poder no âmbito regional. A metodologia adotada consistiu na utilização de literatura regional, jornais, fotografias, discursos políticos, etc. Como resultados alcançados nota-se que uma parte desses sujeitos se encontram “desiludidos” pela estrada ainda não ter sido concluída. Assim, o discurso político sob o mote da construção da rodovia BR-364 serviu ao capitalismo e sua expansão, apenas onde foi de seu interesse, e agora essa estrada está esquecida novamente.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: BR 364; Rio Branco/Cruzeiro do Sul; Estrada.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Fernando Ferreira https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6931 Das frestas da conquista 2023-09-13T14:33:57-05:00 Armstrong da Silva Santos armstrong.santos@ufac.br <p>Este artigo é um recorte/reformulação de tese de doutoramento defendida em julho de 2023 e objetiva discutir o embate linguístico operado por mulheres e homens escravizados na parte ocidental da ilha de <em>Hispaniola</em> acerca dos temas da igualdade, liberdade e propriedade no século XVIII. Na linguagem da resistência à escravidão esses sujeitos reformulavam teorias, ressignificavam palavras e teciam, com seus corpos, artes para se libertar, torcendo o verbo proveniente da metrópole francesa, para organizar a primeira república negra das Américas, o Haiti. Trata-se de uma abordagem baseada em revisão bibliográfica e documental orientada pelas perspectiva teórico/crítica de autores como James (2000), Hurbon (1987), Mbembe (2018), Orlandi (2007), Trouillot (2016), Protzel (2015) e Seguy (2009). As conclusões apontam para um complexo conjunto de táticas de luta e sobrevivência organizados pelos escravizados desde o século XV, que impactaram direta ou indiretamente os circuitos políticos entre Europa e América no XVIII. A luta em torno da igualdade e da liberdade continua reverberando nas diásporas de afro-caribenhos em diáspora pelo Brasil na atualidade.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Armstrong Da Silva Santos https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/7018 Migrações, culturas, (in)tolerância religiosa nas Amazônias 2023-08-31T16:06:23-05:00 Geórgia Pereira Lima geo833@gmail.com Lucas Santos Nobre lucasnobre1508@gmail.com <p>Análise bibliográfica acerca dos fluxos migratórios para a região Amazônica entre os séculos XVIII ao XXI, é o foco deste artigo. Assim, os cruzos culturais resultantes dos deslocamentos são possíveis de expor os processos diferenciados de interculturalidades (CANDAU, 2016) daqueles fenômenos sociais de migrações em diversas temporalidades. A finalidade deste estudo é entrever as manifestações de religiosidades como intersecções entre os sujeitos migrantes de diversos espaços e temporalidades. Método crítico (BLOCH, 2001) serviu para analisar as fontes, sobressaindo daí dois resultados: identificar os entre nexos e hiatos culturais religiosos e expor elementos de (in)tolerância religiosa presentes no contexto das amazônias interculturais. Portanto, a interculturalidade constituída no contexto histórico da migração e dos trânsitos de culturas denotam o dinamismo de movimentos contínuos e descontínuos de “nexos” e “hiatos” culturais, particularmente religiosos que expõem das narrativas/discursos os valores “morais” conflituosos.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Lucas Santos Nobre, Geórgia Pereira Lima https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6930 Haiti 2023-09-13T14:31:25-05:00 Armstrong da Silva Santos armstrong.santos@ufac.br <p>Este artigo é um recorte de tese de doutoramento defendida em julho de 2023 e visa discutir modos de narrar e, simultaneamente, ocultar a história haitiana, principalmente no que diz respeito às lutas de resistência à escravidão vivenciada pelas populações negras da parte ocidental da ilha de <em>Hispaniola</em>, no Caribe e o processo de independência do Haiti no final do século XVIII e início do XIX. Essas lutas e a constituição do país caribenho, questionaram o ideário iluminista e revolucionário francês (1789-1899) e, por isso, tem sido silenciados pela historiografia além de que foram impostas uma série de embargos que impediram que o Haiti se tornasse uma nação efetivamente livre. Apresentamos uma abordagem que analisa narrativas produzidas sobre o Haiti e seus habitantes, bem como práticas de resistência elaboradas por sujeitos inscritos nesses processos de diálogo, tensões e redirecionamento dessas mesmas narrativas, visando transformá-las em instrumentos de sobrevivência e luta, como ocorre nos casos das diásporas e da prática do vodu. Trata-se de um estudo baseado em revisão bibliográfica e documental fundamentada em intelectuais como Protzel (2015), Haesbaert e Limonad (2007), Orlandi (2007) e Trouillot (2016); Édouard Glissant (2005) e James (2000) As conclusões indicam que essas limitações (do ideário iluminista), somadas às práticas de resistência elaboradas pelos subalternizados, operam como interpelação ao tempo presente, exigindo deste a inserção dos deslocados na esfera dos direitos, cuidados e proteções prometidos pela modernidade que, contraditoriamente, fincou seus alicerces sobre os corpos racializados em territórios narrados como espaços de “selvageria” e “barbárie”.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Armstrong Da Silva Santos https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/6267 Dona Zita 2022-12-20T11:32:42-05:00 Enos Botelho Sarmento ennos.sarmento@gmail.com <p>O presente texto tem o objetivo de refletir a respeito dos saberes de cura por puxação exercidos por uma amazônida residente na comunidade ribeirinha Jacarequara localizada na zona rural do município de Barcarena – PA. Conhecida carinhosamente por todos de sua comunidade como Dona Zita, ou Tia Zita, esta amazônida exerce um importante ofício em seu espaço de convivência: os saberes de cura por puxação, algo que segundo ela, já nasceu com as práticas de cura. Através de uma longa conversa, foi possível ouvir as narrativas de Dona Zita que é conhecida como uma verdadeira mestra de cura. Entre os saberes mais relevantes exercidos por Dona Zita destacam-se sua capacidade de puxar rasgaduras (luxações do corpo) e desmentiduras (deslocação de osso) decorrentes de diferentes causas. Os saberes exercidos por Dona Zita, nos deu possibilidade de refletir nesse artigo sobre a importância dessas práticas em comunidades amazônidas onde o acesso aos postos de saúde torna-se escasso em caso de emergência.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Enos Botelho Sarmento https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/7229 Editorial V.6 N.2 2023-12-11T16:14:10-05:00 Lucas Nascimento Assef de Carvalho lucasamazonia19@gmail.com 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Lucas Assef https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/7230 Equipe de Trabalho 2023-12-11T16:17:43-05:00 Revista Discente de História da Ufac rdam.cfch@ufac.br 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Discente de História da Ufac https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/7231 Sumário 2023-12-11T16:20:02-05:00 Revista Discente de História da Ufac rdam.cfch@ufac.br 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Discente de História da Ufac https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/7244 “Na Trama de Clio: tecendo saberes históricos em diferentes perspectivas” 2023-12-14T13:47:54-05:00 Geovanna Moraes de Almeida almeidag12moraes@gmail.com 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Geovanna Moraes de Almeida