Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos da submissão devem estar em formato Word.
  • Ao realizar a submissão, os autores dos trabalhos declaram aceitar todas as condições nele instituídas, devendo atendê-las integralmente.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação (ou em situação de submissão) por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os autores devem preencher seus dados cadastrais antes da submissão, informando tudo o que for solicitado no momento do cadastro. Exemplo: nome, ORCID, e-mail, lattes, bionota e afiliação institucional.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na guia Sobre, aba Submissões.
  • Em caso de submissão a uma seção, o trabalho seguirá o processo de avaliação pelos pares, seguindo as orientações de "assegurando a avaliação dupla cega", resguardando autor(a) e professores pareceristas.

Diretrizes para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Antes é necessário realziar o cadastro no sistema para submeter um artigo, resenha, entrevista ou ensaio. Caso já tenha feito, basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão. 

A correta inserção de dados pessoais e profissionais é muito importante para a editoração da revista e a devida identificação dos autores. Assim, enviamos algumas orientações para que possa proceder os ajustes que se fizerem necessários:

  • No campo ##user.givenName##, inserir apenas o primeiro nome com apenas a primeira letra em maiúscula. Ex.: João.
  • No segundo campo ##user.familyName##, inserir o restante do nome, sem abreviações. Ex.: Carlos Pessoa.
  • No campo Instituição/Afiliação *, inserir sua filiação por extensão. Não inserir a sigla. Ex:. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • No campo Título e Subtítulo não é necessário inserir as informações do trabalho em caixa alta, basta a formatação comum. Ex: A análise dos matérias didáticos utilizados no ensino de história em 2023.

Após o cadastro, todos os autores e co-autores podem alterar/atualizar seus dados em seu perfil da revista, sem abreviações ou siglas, ex.: Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre. Caso seja vinculado à rede privada, inserir a identificação da escola, sem abreviações ou sigla. Caso não possua filiação institucional, insira apenas os traços: --

*A inserção do ORCID é obrigátoria.

*A inserção do LATTES é obrigátoria.

*A inserção da BIOGRAFIA do autor(a) é obrigátoria.

*A inserção das PALAVRAS-CHAVE é obrigatória.

 

ARTIGOS

  • O texto deve conter entre 10 a 25 laudas, incluindo textos e ilustrações. Páginas de referências bibliográficas não serão contabilizadas.
  • Limites de até 03 autores por artigo.
  • Garamond, tamanho 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Espaçamento entre parágrafos: simples.
  • Margens: superior e inferior: 2,5 cm e esquerda e direita: 2,5 cm.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Subtítulos: enumerados com algarismos arábicos, de modo crescente, afastada do texto 12 pt antes e 12 pt depois. Espaçamento entre linhas múltiplos 1,08.
  • As citações até três linhas podem ser incluídas, entre aspas, no corpo do texto e deve ser acompanhada pela descrição do autor. Ex: (Foucault, 1979, p. 95). Caso exista mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.
  • As citações com mais que três linhas deverão ser escritas em fonte Garamond corpo 11, afastada do texto 6 pt antes e 6 pt depois, começando a 4 cm da margem, justificadas. 
  • Envio do artigo em formato de Word, de preferência sem o nome do autor(a).
  • Título: Em caixa alta, sem ponto final, não esquecer título em uma das línguas estrangeiras, conforme template.
  • Nome do(a) autor (a) e co-autor(a): após o título, alinhado à direita. Inserir nota de rodapé contendo titulação, instituição e e-mail, conforme template.

Resumo

  • O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras, além de dever estar acompanhado de um resumo, em uma das línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês ou com igual teor, contendo informações sobre o tema, a justificativa, os objetivos, os procedimentos metodológicos, os referenciais teóricos e os resultados. Os resumos deverão apresentar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto (.). O espaçamento entre linhas deve ser simples.

Elementos Textuais

  • Introdução (apresentação do tema, justificativa, objetivos e metodologia).
  • Corpo do artigo (desenvolvimento do assunto, referenciais teóricos, resultados, e etc).
  • Considerações finais.
  • Referências.
  • O artigo não poderá conter elementos pré-textuais, tais como: capa, folha de rosto, etc.

Imagens, Figuras, Ilustrações, Nota de Rodapé, Citações

  • As imagens (figuras e fotos) devem estar, preferencialmente, convertidas para o formato jpg antes de serem inseridas no texto do Word. Todas as imagens devem conter legendas e enumeração (ex: figura 1, figura 2 etc.).
  • As ilustrações (quadros, gráficos, tabelas, etc.), devem ter uma numeração sequencial e com algarismos arábicos, de modo crescente. E todas devem ter legenda. O tamanho da fonte a ser utilizada na identificação da ilustração deve ser 10, espaçamento simples.
  • Notas de Rodapé em letra Garamond tamanho 10, justificado e espaçamento simples entre as linhas. 
  • As citações até três linhas podem ser incluídas, entre aspas, no corpo do texto e deve ser acompanhada pela descrição do autor. Ex: (Foucault, 1979, p. 95). Caso exista mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. As citações com mais que três linhas deverão ser escritas com tamanho de letra 10, espaçamento entre linhas simples, justificado, com recuo inicial de 4 cm. 

Rererências

  • Em Garamond, com tamanho 12,  texto justificado, com 3pt de espaço entre cada referência e espaçamento simples, conforme template.

Segue exemplos conforme o tipo de material bibliográfico:

Livros

  • MARTINELLO, P. A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial. Rio Branco: EDUFAC, 2004.

Livros em Meio Eletrônico

Capítulos de Livros

  • FERREIRA, L. O. Medicina impopular: ciência médica e medicina popular nas páginas dos periódicos científicos (1830 – 1840). In: CHALHOUB, Sidney (org.) Artes e ofícios de Curar no Brasil. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2003.

Periódicos Eletrônicos

  • MANSILLA, H.C.F.La controvérsia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n.2, 1998.

Monografias/Dissertações/Teses

  • IYDA, M. Mudanças nas relações de produção e migração: o caso de Botucatu e São Manuel. 1979. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979.

OBSERVAÇÕES PARA DOSSIÊS

  • A quantidade de autores estabelecida nas diretrizes da revista não se aplica aos dossiês, ficando a cargo dos organizadores estabelecerem esse parâmetro.

TEMPLATE PARA ARTIGOS

MODELO ARTIGO

 

RESENHAS

  • Devem possuir de 04 a 08 laudas conforme os seguintes padrões: título não devem seguir o mesmo nome da obra resenhada; não devem conter resumos; devem conter referência do livro ou filme resenhado; Mais de uma referência, precisa ir no corpo do texto.
  • A resenha precisar estar relacionada ao eixo temático da revista ou do Dossiê.
  • Sem coautoria.
  • Serão aceitas resenhas que tenham utilizado obras com temporalidade a partir de 2018, tendo como referência a data de publicação.
  • Vedada resenha de obras estrangeiras.

TEMPLATE PARA RESENHAS

MODELO RESENHA

 

ENTREVISTAS

  • Até 03 autores(as).
  • As entrevistas precisam estar relacionadas ao eixo temático da revista ou do Dossiê.
  • O entrevistado(a) deve constar no trabalho em co-autoria.
  • Serão aceitas entrevistas que tiverem submetido a declaração que comprova a autorização do entrevistado, conforme template.

TEMPLATE PARA ENTREVISTAS E DECLARAÇÃO

MODELO ENTREVISTA

DECLARAÇÃO DE ENTREVISTA

 

ENSAIOS

  • Extensão de 08 a 15 laudas, sem contar as referências bibliográficas.
  • Até 03 autores(as).
  • Serão aceitos ensaios que estiverem de acordo com o eixo temático da revista ou do Dossiê (Críticas, Discussões e Formulação de conhecimentos relevantes).
  • É fundamental que além do título e da estrutura básica de Introdução, Fundamentação Teórica, Considerações Finais e Referências Bibliográficas, o ensaio deva conter as ideias e pontos de vista do autor(a) sobre o assunto discutido.
  • Resumo escrito de forma breve, contendo o problema e a linha teórica adotada, bem com justificativa e objtivos do ensaio.
  • Na introdução deve ser destacado a ideia relacionado ao tema a ser trabalhado. Evidenciando a linha teórica e o processo de argumentação adotado durante a construção, além de apontar como o texto está organizado.
  • Corpo do ensaio a critério do autor, sendo recomendado que estruture em seções.

TEMPLATE PARA ENSAIOS

MODELO ENSAIO

 

AVISO SOBRE TEMPO DE SUBMISSÕES

  • O tempo mínimo entre publicações é de um semestre.

Aguardamos sua submissão!

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.