Solta a batida DJ
a utilização do funk no ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.5.2-5Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa feita com relação ao gênero musical funk, levando em consideração que ele é um ritmo importado, mas bastante popular nas manifestações artísticas que nasceram das comunidades periféricas do Brasil – e ainda sim bastante estigmatizado por parte da população. Portanto, pretende-se desmitificar preconceitos existentes e aproximar o funk do ensino de história nas escolas públicas. Optou-se aqui por uma metodologia do tipo bibliográfica, dentro de uma abordagem qualitativa, a partir da leitura reflexiva e interpretativa de alguns autores como Oliveira (2017), Arnodtl (2019), Ribeiro (2018) e Bittencourt (2008). Concluímos nesse artigo que o preconceito e a marginalização do funk estão ligados às raízes do racismo e que a utilização deste ritmo, no ensino de história, é importante para a valorização da cultura local, além de fugir de um ensino tradicional, possibilitando a entrada de um elemento inovador que aproximaria professores e alunos por meio da música
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