O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÀGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Marcela Deyse Santos Araújo

Resumo

Este trabalho é resultado das reflexões a partir do Estágio Supervisionado do Ensino de história e tem como foco analisar as problemáticas em torno do Estudo da História e Cultura Indígena nas escolas, em específico no Ensino Fundamental da modalidade EJA. Ainda, com o objetivo de conhecer concretamente na prática a realidade educacional, ocorreram as análises de leis e do Caderno de Orientações Curriculares. Observou-se na escola, a estrutura física e as condições gerais da mesma. No entanto, mediante aos eixos temáticos expostos, é imprescindível discutir a Lei 11.645/008, que visa contribuir com a sociedade no ensino da valorização e reconhecimento dos povos indígenas em suas diversidades. O artigo, visa esboçar questões relativas sobre a pertinência do ensino e discussão da lei de inclusão de História e Cultura Indígena no currículo escolar, que apresenta uma proposta referente a produção de conhecimentos e formação de posicionamentos e valores eficientes no tocante a educar cidadãos prudentes de seu pertencimento étnico-racial. A metodologia utilizada na produção do presente trabalho foram a partir de leituras e análises de pesquisas bibliográficas, para um embasamento teórico e aprofundamento do tema discutido, além, das análises e reflexões levantadas mediante o ensino de história e cultura indígena na escola. O texto aborda que o surgimento dessa lei é significativo, diante sua aplicação na educação básica, somando a compreensão do alunado sobre a importância histórica e cultural dos povos indígenas na construção dessa região e país. Os resultados alcançados almejam contribuir positivamente no processo de prática e ensino/aprendizagem inovador.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Cultura Indígena; Lei 11.645/008; Alunos; Escola.  

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Santos Araújo, M. D. (2019). O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÀGIO SUPERVISIONADO. Das Amazônias, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/2271

Edição

Seção

Artigos