Entre memórias e fontes históricas

diálogos, problemáticas e historiografias em sala de aula no ensino de história

Autores

  • Danilo Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Poliana de Melo Nogueira Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.1-5

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as múltiplas fontes históricas, suas ampliações e problematizações nas abordagens historiográficas voltadas ao ensino de história. É uma pesquisa bibliográfica a partir de artigo, livros, textos e trabalhos feitos nas disciplinas Ensino de História (CFCH318), Ensino de História II (CFCH131) do curso licenciatura em história da Universidade Federal do Acre. Assim, este trabalho tem como filtros conceituais: memórias, ensino de história, linguagens e de fontes históricas em sala de aula. Nossa perspectiva é que o diálogo entre professores, fontes e alunos trazem à tona outras experiências e vivências a partir da oralidade, da música, das letras, entre outras dimensões pedagógicas e metodológicas do cotidiano escolar. A pesquisa indica que teorias e metodologias não devem ser abordadas separadamente, pois interatuam na construção de outros conteúdos nas relações ensino aprendizagem na disciplina de História.

PALAVRAS-CHAVE: Memórias; Ensino de História; Linguagem; Fontes Históricas;

Biografia do Autor

Danilo Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Licenciando em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Bacharel em História pela UFAC. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade pela mesma instituição.

Poliana de Melo Nogueira , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC).      

Downloads

Publicado

2021-06-19

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, D. ., & de Melo Nogueira , P. . (2021). Entre memórias e fontes históricas: diálogos, problemáticas e historiografias em sala de aula no ensino de história. Das Amazônias, 4(1), 36–50. https://doi.org/10.29327/268903.4.1-5