Cristofisiologismo dos evangélicos na política brasileira

as estratégias e movimentações das Assembleias de Deus no Brasil e Imperatriz no campo político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.8.1-7

Palavras-chave:

História, Religião, Fronteira e Oralidade

Resumo

O presente ensaio é parte de uma investigação desenvolvida pelos autores que se relacionam com a temática das interseções e trânsitos de fronteiras entre o espaço religioso e o político no Brasil. O foco principal permeia na análise das carreiras, trajetórias e percepções de agentes religiosos da Igreja Assembleia de Deus de Imperatriz (IEADI) que se notabilizaram pelo investimento e/ou ocupação de cargos eletivos nos últimos anos. A metodologia desse estudo norteia-se pela revisão bibliográfica de autores da historiografia, bem como da sociologia, estabelecendo uma discussão interdisciplinar e; os estudos da História Oral como instrumento para apreensão das visões e narrativas que correspondem aos sujeitos/grupos analisados a partir das concepções de Amado; Ferreira (2006) e Delgado (2003), cujas proposições tratam da relevância da oralidade como estratégia no campo da história para perceber os relatos e a vinculação entre história e memória e como a problemática religiosa recebe uma forte incidência desse recurso enquanto fontes a serem pesquisadas. Compreender a conexão entre história e sociologia ao vislumbrar o lugar de discurso dos embates e disputas presentes no campo religioso, como afirma Pierre Bourdieu (2007), é extremamente necessário. O recorte espacial e temporal, definidos no trabalho em questão, se voltam para uma realidade na qual os desdobramentos em torno das singularidades e características da IEADI tipificam sobre como o sagrado vai além de um cenário propriamente circunscrito no âmbito da fé e, portanto, se manifestam e sinalizam que o seu processo de alcance se estende a estratos sócio-históricos plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bezaliel Alves Oliveira Junior, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Mestre em Sociologia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação (INESPO) e em Metodologia do Ensino da História e Geografia pela Faculdade São Marcos. Graduado em História pela UEMA. É membro do grupo de estudo e pesquisa MENSMEMINÍ, Religião, Memória e Trajetória do Centro de Ciências Sociais da UFMA e vice-líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (NEIHR/UEMASUL).

Rímila Queiroz de Araujo, Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Maranhão (PPGHIST/UEMA); mestra em História pela Universidade Estadual do Maranhão no Programa de Pós Graduação em História (PPGHIST/UEMA); especialista em Docência do Ensino Superior pela União Educacional Alphaville, Bacharela em História pela Universidade Federal do Maranhão tendo integrado o grupo de pesquisa NEÁFRICA (Núcleo de Estudos sobre África e Sul Global), licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão. Membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES/UNIFAP)

Downloads

Publicado

2025-04-05

Como Citar

Junior, B. A. O., & Queiroz de Araujo, R. . (2025). Cristofisiologismo dos evangélicos na política brasileira: as estratégias e movimentações das Assembleias de Deus no Brasil e Imperatriz no campo político. Das Amazônias, 8(1), 89–111. https://doi.org/10.29327/268903.8.1-7

Edição

Seção

Religião, sociedade e fronteira

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.