Fé e poder em Boa Vista/RR

uma reflexão a partir de fotografias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1944-1950)

Autores

  • Juliana Cristina Sousa da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Luís Francisco Munaro Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-7

Resumo

Este artigo traz uma análise das culturas política e religiosa presentes no município de Boa Vista/RR a partir de referenciais emprestados da semiótica da cultura. Seu objeto são fotografias produzidas nas décadas de 1940 e 1950 relativas a eventos realizados em torno da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A abordagem da semiótica russa foi escolhida como fio condutor da análise e corpo da leitura para melhor compreender as imagens escolhidas. Tais imagens foram veiculadas na mídia não apenas no seu momento de produção, mas se tornaram icônicas da memória cultural e religiosa do município, apresentando forte valor documental e se consolidando como fonte de processos perceptivos e sensitivos na medida em que signos compostos de elementos icônicos.

PALAVRAS-CHAVE: Boa Vista-RR. Religião Culturas. Fotografias. Semiótica.

Biografia do Autor

Luís Francisco Munaro, Universidade Federal de Roraima

Pesquiso principalmente história da imprensa, história dos intelectuais e história da Amazônia. Preocupo-me, nesse sentido, com compreender como a Amazônia se construiu e se transformou num conceito de fundamental importância para a orientação do homem e mulher regionais. Atualmente, sou professor associado do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima e professor do Programa de Mestrado em Comunicação na mesma instituição, onde oriento dissertações de mestrado. Lidero o grupo de pesquisa "Liberalismo e desenvolvimento na Amazônia", além de integrar os grupos "Laboratório de História da Imprensa na Amazônia (UFAM)", Ama[Z]oom Observatório Cultural da Amazônia e Caribe (UFRR). Atuo como Coordenador regional Norte da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Outros dados: Pós-doutorado em História pela UFAM (Manaus-AM), doutorado em História Moderna pela UFF (Niteroi - RJ), mestrado em Jornalismo pela UFSC (Florianópolis - SC), graduação em Jornalismo pela UNICENTRO (Guarapuava - PR) e em História pela UNICENTRO (Guarapuava - PR).

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Sousa da Silva, J. C., & Munaro, L. F. . (2021). Fé e poder em Boa Vista/RR: uma reflexão a partir de fotografias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1944-1950). Das Amazônias, 4(2), 56–68. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-7