A restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo de Boa Vista-RR e a busca pela identidade católica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.2-9

Resumo

Este artigo trata do papel da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, situada no centro de Boa Vista-RR, enquanto espaço de pertencimento e identidade religiosa. Ele parte do pressuposto de que a igreja é um lugar que, dotado de ligação afetiva com os habitantes da cidade, se transforma num monumento das características que a cidade quer manter de si mesma. O artigo traz, em primeiro lugar, uma discussão teórica das relações umbilicais sobre memória e identidade para, em seguida, tratar da restauração da igreja pelos poderes públicos e do engajamento da comunidade religiosa na busca por suas tradições fundantes. O estudo foi realizado utilizando fotografias que dão conta do processo de restauração da igreja, reportagens da imprensa local e entrevistas com o padre Raimundo Vanthuy Neto e o administrador Frank Lima, ligados ao processo de reforma e manutenção da igreja.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Sousa da Silva, Universidade Federal de Roraima

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima. 

Luís Francisco Munaro, Universidade Federal de Roraima

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e docente do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima.    

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Cristina Sousa da Silva, J. ., & Munaro, L. F. (2022). A restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo de Boa Vista-RR e a busca pela identidade católica. Das Amazônias, 5(02), 79–103. https://doi.org/10.29327/268903.5.2-9