Procissões e representações

cosmologia afroindígena nos festejos de santos na Amazônia brasileira em uma abordagem decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-11

Resumo

Este trabalho discute os festejos de santos na Amazônia e suas representações a partir de uma discussão da Nova História Cultural e Decolonial. A metodologia adotada inclui a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O método de abordagem, considerando as diferentes formas de discutir e analisar o objeto, será feito a partir do método histórico-dialético, tendo em vista que se trata de pesquisa que opera no campo teórico-interpretativo da realidade. Objetivo deste trabalho procura compreender o fenômeno religioso como parte de uma construção cultural, ressignificadas por pessoas leigas, sustentada na fé, procurando trazer as contribuições para explicações mais efetivas do uso da memória local, utilizando outras perspectivas, notadamente, aquelas que não são vistas nos livros didáticos enfatizar, procurando demonstrar, a circularidade entre a cultura das classes dominantes e a cultura das classes subalternas. Conclui que Os Festejos, de modo geral, têm em comum não uma ideologia, e sim uma questão de fundo cultural, em uma realidade paradoxalmente cada vez mais multicultural: a luta por uma identidade religiosa. O pressuposto básico para a vida desses participantes é exteriorizar sua fé e lutar pela sua perpetuação como grupo, na formação da identidade que os une em torno de um aparato simbólico religioso.

Biografia do Autor

Aldeci da Silva Dias, Universidade Federal do Amapá

Professor da rede pública do Governo do Estado do Amapá. Mestrando pelo Programa de Mestrado em Ensino de História (PROFHISTÓRIA-2020) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

da Silva Dias, A. (2023). Procissões e representações: cosmologia afroindígena nos festejos de santos na Amazônia brasileira em uma abordagem decolonial. Das Amazônias, 6(01), 176–193. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-11