Desobedecer e de(s)colonizar

Reflexões de transgressão epistêmica para valorização dos povos indígenas e negros

Autores

  • Andrisson Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-14

Resumo

O presente ensaio é uma reflexão que segue um rápido percurso de debates teóricos e um convite para “aprender a desaprender”, no caminho da transgressão da colonialidade em suas diversas formas de disseminação. Busca-se visualizar a subjugação das populações negras e indígenas pela modernidade e a dominação dos corpos inferiorizados pela ótica branca. O aporte central está em Mignolo (2007), versando acerca da desobediência epistêmica, Quijano (2009) sobre a colonialidade do poder, e Fanon (1968) sobre o racismo e suas interferências nos colonizados. Os autores ajudam a pensar as colonialidades e as subtrações das discriminações nas ontologias enegrecidas e indianizadas. O resultado é uma proposta de sensibilidade, para desobedecer a ordem de dominação das epistemologias, a fim de entrever na ação-reflexão a valorização dos negros e indígenas, no Brasil e na Amazônia, nos territórios dos massacres (a)ocidentais e buscando romper com o saber eurocentrado que infere amarras de silenciamentos nas suas anatomias.

PALAVRAS-CHAVE: Colonialidades. Desobediência epistêmica. Raça.

 

Biografia do Autor

Andrisson Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduando do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Atua como bolsista no laboratório Observatório de Discriminação Racial (ODR/Ufac), é pesquisador do Programa de Iniciação Científica Voluntária (Pivic) no projeto "Representações dos povos indígenas do Acre nas plataformas digitais brasileiras" e integrante dos Grupos de Pesquisa GPPCDH: "O processo de construção do docente em história”; "Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira" e do grupo "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac)". É integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Faz parte do programa de Residência Pedagógica em História e tem experiência com a temática das relações étnico-raciais articulado à Lei 10.639/2003. Atualmente é bolsista no projeto "Educação para as Relações étnico-raciais" desenvolto a partir do Programa de Desenvolvimento para as Nações Unidas - PNUD, e pela Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial - Seppir. Atua como Editor Gerente na Revista Em Favor de Igualdade Racial (Refir) e também no corpo editorial técnico da Revista Das Amazônias - revista discente de História da Ufac.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Silva, A. F. da. (2021). Desobedecer e de(s)colonizar: Reflexões de transgressão epistêmica para valorização dos povos indígenas e negros. Das Amazônias, 4(2), 129–135. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)