Santo Daime

uma miscelânea religiosa cabocla, afro-ameríndia e cristã

Autores

  • Thayná Cristina Brito de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-13

Resumo

Este artigo nasceu após conhecimentos proporcionados através do curso de aperfeiçoamento de Ensino de História: saberes e fazeres de matriz africana e indígenas nas interamazônias, (UNIFAP/UFAC, 2021) sob coordenação da prof.ª Dr.ª Geórgia Pereira Lima. Neste curso, foram debatidos e observados aspectos da decolonialidade, aprofundamento da história das comunidades amazônidas para podermos repassar de forma a transpassar e modificar o ensino, que até então, é colonialista nos dias atuais. O presente artigo se propõe a observar a miscelânea cultural da religiosidade na Amazônia focando numa religião de matriz afro-ameríndia, cabocla e cristã que nasceu no Acre, o Santo Daime. Visando aprofundar na interculturalidade e multiculturalismo existentes na região amazônica e compreendendo que as manifestações culturais e religiosas têm o poder de moldar uma comunidade e dar estruturas sociais, assim sendo, dando mais visibilidade para a real história do Santo Daime, tirando a exotizacão e esclarecendo os acontecimentos históricos envoltos nessa manifestação religiosa de origem amazônica.

PALAVRAS-CHAVE: Santo Daime. Ayahuasca. Amazônia. Colonialidade. Decolonialidade.

Biografia do Autor

Thayná Cristina Brito de Oliveira

Cursista do Ensino de História: saberes e fazeres de matriz africana e indígenas nas interamazônias, (UNIFAP/UFAC, 2021).

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Cristina Brito de Oliveira, T. (2021). Santo Daime: uma miscelânea religiosa cabocla, afro-ameríndia e cristã. Das Amazônias, 4(2), 123–128. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-13