A fronteira amazônica brasileira como espaço de desenvolvimento, conflitos e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-14

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o processo de ocupação e desenvolvimento na Amazônia brasileira, principalmente, às questões relacionadas aos conflitos sociais, ambientais e econômicos desencadeados por esse modelo de desenvolvimento na região. Como fontes, optou-se pelas contribuições bibliográficas de autores consagrados na área. A dinâmica de ocupação e desenvolvimento na Amazônia brasileira foi e continua sendo marcada pela exploração predatória de seus recursos naturais. Sendo esta a maior floresta tropical do planeta e dos últimos espaços que ainda restam alguns recursos para alimentar o sistema capitalista, a Amazônia vem sendo abruptamente destruída nas últimas décadas. Não somente seu espaço vem sendo substituído pelos grandes empreendimentos, como também à sua população, em particular àquelas que mantém o modo de vida tradicional e que dependem de suas terras para garantir sua sobrevivência. Conclui-se que o desenvolvimento na Amazônia é um desenvolvimento contraditório, porque suas riquezas não são convertidas em investimento local. Enquanto populações tradicionais ou pequenos produtores vivem em constante temor em perder suas terras, o mercado capitalista consegue usurpar cada recurso que ele encontrar, não se preocupando com a sua finitude.

Biografia do Autor

Maria Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAM) da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Porto Velho-RO.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Ferreira de Sousa, M. (2023). A fronteira amazônica brasileira como espaço de desenvolvimento, conflitos e resistência. Das Amazônias, 6(01), 234–248. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-14