Comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA na luta pela defesa e permanência do território tradicionalmente ocupado

Autores

  • Rosenildo da Costa Pereira Semec

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-10

Resumo

O estudo aponta a resistência dos ribeirinhos em não abrir mão do seu território para que a empresa Cargill instale o empreendimento, mas ao mesmo tempo, a empresa usa de influência econômica e provavelmente política para tomar posse do espaço dos ribeirinhos e executar seu tão almejado projeto de desenvolvimento econômico do agronegócio neste espaço territorial. A partir de uma abordagem de pesquisa documental, bibliográfica e de vivência em um território tradicional situado no entorno de uma área de conflito socioambiental em Abaetetuba-PA, pretende-se, com o presente artigo, analisar o contexto de conflitos ambientais em território ribeirinho de Abaetetuba-PA, abordando a defesa do território tradicionalmente ocupado pelos ribeirinhos assentados e, de outro, um grande projeto de desenvolvimento do agronegócio que tenta a todo custo se instalar no território dos ribeirinhos. Aborda-se de forma teórica e conceitual o conflito socioambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Conflito Socioambiental. Território tradicional. Ribeirinhos de Abaetetuba. Agronegócio Empresa Cargill.

Biografia do Autor

Rosenildo da Costa Pereira, Semec

Doutorando em antropologia pela ufpa. Mestre em educação pela uepa. Especialista em educação do campo ufpa e graduado em pedagogia ufpa.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Pereira, R. da C. (2021). Comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA na luta pela defesa e permanência do território tradicionalmente ocupado. Das Amazônias, 4(2), 91–100. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-10