Luto e luta pela Terra

uma revisita ao campo marenhense a partir das memórias de uma viúva camponesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-12

Resumo

O presente trabalho aborda sobre as memórias de uma viúva de trabalhador rural assassinado em conflito de terra na região do Médio Mearim, no Maranhão. Presente no momento do ocorrido, juntamente com os filhos, ela entrou em luta corporal com o assassino e acabou o matando, sendo levada a júri popular por homicídio e absolvida por legítima defesa. Buscamos analisar como ela se reconstrói a partir do vivido, no esforço de compreendê-la para além da situação de vítima. As suas memórias possibilitam a revisita ao campo maranhense e permitem o questionamento acerca do lugar ocupado pelas mulheres durante os conflitos agrários. O trabalho se faz relevante por resgatar uma situação de conflito na qual os camponeses não são, necessariamente, vítimas, recuperando informações que ficaram no anonimato. Ele traz a memória autobiográfica como principal categoria de análise e como aporte teórico as contribuições de Elizabeth Jelin (2001), Jonathan Grossman (2000) e Michael Pollak (1989). Está estruturado a partir de campo etnográfico, de entrevistas semiestruturadas e consulta a fontes bibliográficas e documentais.

Biografia do Autor

Aline Souza Nascimento, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Humanas-Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Souza Nascimento, A. (2023). Luto e luta pela Terra: uma revisita ao campo marenhense a partir das memórias de uma viúva camponesa. Das Amazônias, 6(01), 194–212. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-12