Da vazante para a roça de toco

os conflitos de UHE de Estreito (MA) na Comunidade Ribeirnha do Acampamento Coragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-13

Resumo

O Acampamento Coragem é formado por trinta e seis famílias que foram atingidas com a  implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA), e atualmente ocupam um território em Palmeiras do Tocantins (TO), reivindicando os direitos de ocupação, e as práticas culturais que lhes foram violadas pelo advento da construção do empreendimento. Desde que foram   expropriados, em outubro de 2015,  encontram no território   formas de continuarem exercendo seus modos de vida. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar os conflitos enfrentados pela população acampada na luta pela terra e em seu processo de resistência e ocupação da comunidade. Os caminhos metodológicos do presente estudo são guiados pela pesquisa qualitativa, com uso de entrevistas exploratórias e observação participante, buscando compreender as vivências ribeirinhas e suas trajetórias de ocupação às margens do rio Tocantins. Através dessa  pesquisa, foi possível destacar a importância do território para a comunidade que desde a instalação da barragem vem enfrentando os conflitos e disputas socioambientais para permanecer no território e exercer seus modos de vida.

Biografia do Autor

Lucas Moreira Amario, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Licenciatura em Geografia, Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

Laylson Mota Machado, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPEL). Mestre em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (PPGCULT/UFT). Cientista Social pela Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA).

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Moreira Amario, L. ., & Mota Machado, L. (2023). Da vazante para a roça de toco: os conflitos de UHE de Estreito (MA) na Comunidade Ribeirnha do Acampamento Coragem. Das Amazônias, 6(01), 213–233. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-13