Saber, poder e o entre - lugar da cultura nos escritos do Barão do Guajará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.7.2-9

Resumo

Trata-se de um estudo que analisa o quanto as relações de poder e de saber durante a Cabanagem foram espraiadas e, ao mesmo tempo, como o movimento cabano possibilitou uma fratura expressiva no epicentro administrativo da Província do Grão-Pará. Para tanto, consideramos o arcabouço teórico-metodológico de Michel Foucault no quadro dos estudos discursivos (2008; 2010a; 2010b; 2010c) e a operacionalização conceitual que vem sendo desenvolvida sobre o governo da língua na Amazônia cabana (Lavareda, 2021; 2022). Assim, na busca de sistematizar a pesquisa, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem documental, tendo como instrumento para a produção dos arquivos a obra Motins Políticos (Raiol, 1970) e alguns monumentos registrados no Arquivo Público do Pará. Almeja-se, com este artigo, evidenciar outros intercâmbios culturais constituidores da composição híbrida das representações “nacionais”, atravessados por conflitos e negociações históricas entre povos diferentes e redes de sensibilidades linguísticas distintas.

Biografia do Autor

Camila do Socorro da Cunha Monteiro , Universidade Federal do Pará - UFPA

Acadêmica do curso de Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando como bolsista PIBIC no projeto de pesquisa “Governo da língua: da Cabanagem à modernidade recente” (ProDoutor), sob orientação do Prof. Dr. Welton Lavareda (ILC-UFPA).

Welton Diego Carmim Lavareda, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Letras (Área de concentração: Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto I do Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS - Unidade UFPA. Coordenador do Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará (LEDAP - CNPq/UFPA).

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

do Socorro da Cunha Monteiro , C., & Diego Carmim Lavareda, W. (2024). Saber, poder e o entre - lugar da cultura nos escritos do Barão do Guajará. Das Amazônias, 7(2), 122–137. https://doi.org/10.29327/268903.7.2-9