A História da Madeira-Mamoré
Medos, desafios e enfrentamentos na construção da EFMM
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.4.1-13Resumo
Este estudo pretende discorrer os impactos econômicos e sociais, através de uma leitura histórica da construção, em plena floresta equatorial amazônica da estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), com aporte teórico do romance de Barros Ferreira (1963). Baseando as análises documentais deste estudo, mostrando a trajetória de imigrantes que, em sua maioria, vieram à contragosto para os trabalhos na Amazônia, a construção da linha de telégrafo de Rondon que ocorria no mesmo período da referida EFMM, a maneira como chegavam os imigrantes na região e as histórias de vidas de diversos trabalhadores, com suas experiências e memórias. Através destes relatos que surge uma visão crítica do trabalho escravo e todo o contexto que se passava no período de 1907 a 1915 com a ideia de progresso rumo à região amazônica ligando Rondônia e mais tarde outros estados brasileiros à Bolívia, viabilizando o transporte de mercadorias acordado no Tratado de Petrópolis em 1903. Que por fim, resulta na análise literária deste plano de progresso que ligaria as fronteiras e posteriormente escravizaria a Amazônia.
PALAVRAS-CHAVE: Madeira-Mamoré; Imigrantes; Amazônia; Memórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosa Thaís Neves Hydall
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.