A narrativa dos silenciados, garantias constitucionais e as alterações nos territórios quilombolas titulados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-10

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca das mudanças e desafios oriundos do processo de reconhecimento dos direitos territoriais com a emissão do Título de Reconhecimento de Domínio Coletivo em terras ocupadas por remanescentes de quilombos. Foi realizado um estudo de caso para analisar a titulação da comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus – Rio Genipaúba, área de várzeas do município de Abaetetuba/PA. Partiu-se da hipótese que a titulação definitiva interfere positivamente na vivência da Comunidade. A metodologia empregada foi trabalhar com dados coletados com anciãos da Comunidade supradita, na qual os autores são domiciliados. Para tanto, se utilizou abordagens qualitativa e quantitativa, considerando-se que os procedimentos metodológicos envolveram breves pesquisas doutrinárias e legislativas, e, ainda, a filtragem de conversas informais tecidas a partir da vivência prática na comunidade titulada em questão. Como principais resultados foi possível elaborar um organograma que descreve os caminhos da titulação, facilitando a compreensão dos quilombolas residentes no território titulado, como também auxiliará os que buscam a titulação de seus territórios nas terras estaduais.

 

Biografia do Autor

Flavia Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, Advogada popular, mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará.

Amilton Bitencourt, Universidade Federal do Pará

Historiador, especialista em História da Amazônia Afro-indígena e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Silva dos Santos, F., & Bitencourt, A. (2023). A narrativa dos silenciados, garantias constitucionais e as alterações nos territórios quilombolas titulados. Das Amazônias, 6(01), 165–175. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-10