A narrativa dos silenciados, garantias constitucionais e as alterações nos territórios quilombolas titulados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-10

Palavras-chave:

Quilombolas, Titulação definitiva, Territórios

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca das mudanças e desafios oriundos do processo de reconhecimento dos direitos territoriais com a emissão do Título de Reconhecimento de Domínio Coletivo em terras ocupadas por remanescentes de quilombos. Foi realizado um estudo de caso para analisar a titulação da comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus – Rio Genipaúba, área de várzeas do município de Abaetetuba/PA. Partiu-se da hipótese que a titulação definitiva interfere positivamente na vivência da Comunidade. A metodologia empregada foi trabalhar com dados coletados com anciãos da Comunidade supradita, na qual os autores são domiciliados. Para tanto, se utilizou abordagens qualitativa e quantitativa, considerando-se que os procedimentos metodológicos envolveram breves pesquisas doutrinárias e legislativas, e, ainda, a filtragem de conversas informais tecidas a partir da vivência prática na comunidade titulada em questão. Como principais resultados foi possível elaborar um organograma que descreve os caminhos da titulação, facilitando a compreensão dos quilombolas residentes no território titulado, como também auxiliará os que buscam a titulação de seus territórios nas terras estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, Advogada popular, mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará.

Amilton Bitencourt, Universidade Federal do Pará

Historiador, especialista em História da Amazônia Afro-indígena e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Silva dos Santos, F., & Bitencourt, A. (2023). A narrativa dos silenciados, garantias constitucionais e as alterações nos territórios quilombolas titulados. Das Amazônias, 6(01), 165–175. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-10