"Você não me pega, você nem chega a me ver"

a arquitetura de terreiros de Camdomblé em Fortaleza e Região metropolitana

Autores

  • Ozaias da Silva Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-6

Resumo

O presente artigo discute a “invisibilidade” urbana dos terreiros de Candomblé na cidade de Fortaleza e região metropolitana. A partir da literatura acadêmica, algumas pistas que explicam a “invisibilidade” dos terreiros podem ser traçadas, como a histórica perseguição às religiões afro. Por outro lado, a narrativa dos interlocutores que vivem nos terreiros aponta outras perspectivas e nos mostra que o terreiro possui outro tipo de arquitetura, chamada aqui de arquitetura de terreiro. Portanto, proponho no artigo que a aparente invisibilidade dos terreiros no meio urbano, na verdade se trata de um tipo específico de visibilidade espacial, manifestada em uma arquitetura peculiar, própria dos terreiros. Essa e outras questões correlatas serão discutidas a partir das conclusões de uma pesquisa de campo que realizei entre 2018 e 2020 em Fortaleza e região metropolitana. Contraponho então a literatura acadêmica e as narrativas êmicas a fim de lançar um olhar específico sobre a questão, propondo a relativização da mesma, enquanto parte do fazer antropológico.

PALAVRAS-CHAVE: “Invisibilidade”. Candomblé. Terreiro. Arquitetura.

 

Biografia do Autor

Ozaias da Silva Rodrigues

Licenciado Pleno em História, pela Universidade Federal do Ceará (2018), Mestre em Antropologia pelo PPGA - UFC/UNILAB (2020) e doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS - UFAM. No mestrado pesquisou sobre racismo religioso/intolerância e Candomblé. No doutorado desenvolve pesquisa sobre os efeitos da pandemia da COVID-19, preconceitos e políticas públicas relacionadas a comunidades de remanescentes quilombolas, no Ceará e no Amazonas. Pesquisa também sobre povos tradicionais e relações étnico-raciais. É integrante do projeto de extensão Pandemias na Amazônia (UFAM) e bolsista FAPEAM.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

da Silva Rodrigues , O. . (2021). "Você não me pega, você nem chega a me ver": a arquitetura de terreiros de Camdomblé em Fortaleza e Região metropolitana. Das Amazônias, 4(2), 40–55. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-6