Mulheres quilombolas da Amazônia e ação política

uma revisão de literatura

Autores

  • Daylan Maykiele Denes Centro Universitário  UNIFACIMED
  • Jaume Ferran Aran Cebria Centro Universitário UNIFACIMED

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.2-7

Resumo

Este trabalho analisa a ação política/organização coletiva de mulheres quilombolas da região amazônica, na luta pelo reconhecimento de seus territórios e modos de vida tradicionais. Como procedimento metodológico utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin para a análise da literatura encontrada. Como resultado observou-se que as mulheres quilombolas da região amazônica desempenham diversos papéis fundamentais para a comunidade quilombola, e principalmente, desempenham papéis de protagonismo na luta pelos direitos e reconhecimento quilombola, organizando-se coletivamente em associações, coletivos e outros espaços comuns.

Biografia do Autor

Daylan Maykiele Denes, Centro Universitário  UNIFACIMED

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário  UNIFACIMED.

Jaume Ferran Aran Cebria, Centro Universitário UNIFACIMED

Bacharel em Psicologia pela UFGD. Licenciado em Psicologia pela UFGD. Mestre em Psicologia pela UFSCar, com uma pesquisa teórica que desenvolve a parte sobre raciocínio lógico da Teoria das Molduras Relacionais (RFT). Interessado em Psicologia da Linguagem (Equivalência de Estímulos, Comportamento Verbal, Teoria das Molduras Relacionais); Ciência Comportamental Contextual (Contextualismo Funcional, Teoria das Molduras Relacionais - RFT, Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT ); Terapia Cognitivo-Comportamental; Epistemologia da Psicologia e Metodologia científica; Psicopatologia e Fenomenologia.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Maykiele Denes, D., & Ferran Aran Cebria, J. . (2022). Mulheres quilombolas da Amazônia e ação política: uma revisão de literatura. Das Amazônias, 5(02), 49–67. https://doi.org/10.29327/268903.5.2-7