Caça às Bruxas

a contribuição do capitalismo para o aumento da violência contra às mulheres

Autores

  • Karolaine da Silva Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumo

Ao falar de caça às bruxas imagina-se fogueiras queimando acerca de centenas de anos atrás em um povoado bem distante, com pessoas ao redor do fogo assistindo a incineração de uma ou mais mulheres acusadas de bruxaria por serem aliadas ao diabo. São cenas que parecem estar bem longínquas do século 21, e ainda relacionadas somente ao combate contra o mundo sobrenatural. No entanto, através do livro “Mulheres e Caça às Bruxas: da Idade Média aos Dias Atuais” a autora Silvia Federici apresenta a interligação da caça às bruxas à eliminação das mulheres do sistema capitalista e as consequências disso para as suas vidas. O livro de título original “Witches, witch-hunting, and women” é a obra mais recente da autora, lançado no Brasil em 2019 pela editora Boitempo, estando dividido em duas partes no mesmo volume: Revisitando a acumulação primitiva do capital e a caça às bruxas na Europa; Novas formas de acumulação de capital e a caça às bruxas em nossa época. Silvia Federici é escritora, professora e intelectual militante de tradição feminista marxista autônoma, nascida na Itália em 1942, mudou-se para os Estados Unidos no fim da década de 1960, onde foi cofundadora do Coletivo Internacional Feminista e contribuiu para a Campanha por um salário para o trabalho doméstico.

Biografia do Autor

Karolaine da Silva Oliveira, Universidade Federal do Acre

Licencianda em História pela Universidade Federal do Acre – UFAC, 8° período. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto "Representações dos povos indígenas do Acre nas plataformas digitais brasileiras", voluntária no Programa de Residência Pedagógica na área de Licenciatura em História, e integrante do grupo de pesquisa "O Processo de Construção do Docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula", na linha de pesquisa "Estágio Supervisionado do Ensino de História".

Downloads

Publicado

2021-06-19

Como Citar

Oliveira, K. da S. (2021). Caça às Bruxas: a contribuição do capitalismo para o aumento da violência contra às mulheres. Das Amazônias, 4(1), 215–223. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/4857