Nas Entrelinhas da História

representações sobre mulheres no romance de Francisco Galvão

Autores

  • Neila Braga Monteiro Universidade do Estado Do Amazonas

Resumo

O presente artigo discute a representação feminina no romance social “Terra de ninguém”, do escritor Francisco Galvão. Justificamos a escolha do romance por elucidar a temática de gênero no cenário amazônico, principalmente nos seringais do Amazonas, espaço majoritariamente ocupado por homens. Como fundamentação teórica, nos apoiaremos em Rago (1997), Chartier (1990) e Cândido (2006). Como método de pesquisa, seletamos as evidências de representação feminina, incluindo posição, comportamento e cotidiano. Interpretamos as informações para compreender o feminino, assim como os possíveis diálogos entre história e literatura. Verificamos que, as manifestações femininas na obra Terra de ninguém ocorreu de forma relevante, principalmente por evidenciar posições que a mulher ocupava nesses espaços, pois ainda que escassas, construíram seu próprio espaço e abordaram problemáticas recorrentes que também são debatidas por via literária, que se faz necessária para ampliar a historiografia das mulheres, principalmente as que se encontravam nas regiões amazônicas, que por muito tempo, ficaram as margens da história.

PALAVRAS- CHAVE: História; Literatura; Representação sobre mulheres.

Biografia do Autor

Neila Braga Monteiro, Universidade do Estado Do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Tem experiência na área de História cultural, com ênfase em representações femininas na literatura Amazonense. Pós-graduada em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia, Sociologia e Interpretações da Amazônia: Povos e Comunidades Tradicionais, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas pelo Instituto Federal do Amazonas. Graduanda em Letras - Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-06-19

Como Citar

Braga Monteiro, N. (2021). Nas Entrelinhas da História: representações sobre mulheres no romance de Francisco Galvão. Das Amazônias, 4(1), 123–137. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/4861