Residência Pedagógica

experiência na formação de professores de história na Escola Pedro Martinello

Autores

  • Emanoela Maria Freire dos Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Huendson Vitorino da Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Derivaldo de Albuquerque Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-3

Resumo

 programa Residência Pedagógica tem por objetivo promover a prática pedagógica durante a formação nos cursos de licenciatura, possibilitando uma relação teórico-prática do licenciando na escola. Nesse sentido, o artigo “Residência Pedagógica: experiências na formação de professores de história na escola Pedro Martinelo” busca refletir as relações entre escola, professor, residentes e aluno no processo de ensino-aprendizagem diante das novas possibilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo também busca evidenciar  experiências vividas nessa escola e as possíveis intervenções pedagógicas propostas pelo programa em uma participação direta dos residentes nas aulas de História. Utilizando-se das ações e dos métodos propostos pelo programa em uma construção histórica dentro da relação ensino-aprendizagem e respeitando a dinâmica dos diferentes saberes relacionados à sala de aula, temos como base Ana Maria Monteiro (2007) e Bernardo Charlot (2013), discutindo o ambiente escolar e as relações professor/aluno no sistema educacional. Nessa perspectiva, destacamos os seguintes tópicos: experiências vividas pelos professores/alunos residentes;formas e métodos  de  ensinar/aprender e contribuições  trazidas pelo programa aos  sujeitos sociais envolvidos neste processo. A partir dessas questões, percebemos que o maior desafio hoje é atrair a atenção do alunado para que eles compreendam a importância do ensino de História na construção do conhecimento e despertar o senso crítico neles.

PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Ensinar. Aprender. História.

 

Biografia do Autor

Emanoela Maria Freire dos Santos , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Especialista em Educação Especial, Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac) 

Huendson Vitorino da Silva , Universidade Federal do Acre (UFAC)

Especialista em Ciência da Religião,  Bacharel e Licenciado em História, pela  Universidade Federal do Acre (Ufac)

Derivaldo de Albuquerque Pinheiro

Licenciado em Historia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Professor na rede estadual de ensino do Acre.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Freire dos Santos , E. M., Vitorino da Silva , H. ., & de Albuquerque Pinheiro, D. . (2021). Residência Pedagógica : experiência na formação de professores de história na Escola Pedro Martinello. Das Amazônias, 4(2), 09–20. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)