Residência Pedagógica
experiência na formação de professores de história na Escola Pedro Martinello
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.4.2-3Resumo
programa Residência Pedagógica tem por objetivo promover a prática pedagógica durante a formação nos cursos de licenciatura, possibilitando uma relação teórico-prática do licenciando na escola. Nesse sentido, o artigo “Residência Pedagógica: experiências na formação de professores de história na escola Pedro Martinelo” busca refletir as relações entre escola, professor, residentes e aluno no processo de ensino-aprendizagem diante das novas possibilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo também busca evidenciar experiências vividas nessa escola e as possíveis intervenções pedagógicas propostas pelo programa em uma participação direta dos residentes nas aulas de História. Utilizando-se das ações e dos métodos propostos pelo programa em uma construção histórica dentro da relação ensino-aprendizagem e respeitando a dinâmica dos diferentes saberes relacionados à sala de aula, temos como base Ana Maria Monteiro (2007) e Bernardo Charlot (2013), discutindo o ambiente escolar e as relações professor/aluno no sistema educacional. Nessa perspectiva, destacamos os seguintes tópicos: experiências vividas pelos professores/alunos residentes;formas e métodos de ensinar/aprender e contribuições trazidas pelo programa aos sujeitos sociais envolvidos neste processo. A partir dessas questões, percebemos que o maior desafio hoje é atrair a atenção do alunado para que eles compreendam a importância do ensino de História na construção do conhecimento e despertar o senso crítico neles.
PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Ensinar. Aprender. História.
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Copyright (c) 2021 Emanoela Maria Freire dos Santos , Huendson Vitorino da Silva , Derivaldo de Albuquerque Pinheiro
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