EXPERIÊNCIA DE EDITORAÇÃO NA REVISTA DAS AMAZÔNIAS:

DOSSIÊ REPÚBLICA BRASILEIRA E AUTORITARISMO (2019), E ENTRE A SALA DE AULA, PESQUISAS E HISTORIOGRAFIAS: TRAJETÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA (2020)

Resumo

Este texto tem por objetivo compartilhar as experiências vividas durante os anos de 2019 e 2020 como membros da equipe editorial da Revista discente dos Cursos de História da Universidade Federal do Acre, denominada Das Amazônias. Propomos o presente texto tomando como referenciais Albuquerque (2019; 2020), Meinert; Fonseca (2006) a fim de pensarmos sobre o papel dos alunos na construção do presente periódico (não apenas sob a ótica da autoria, mas também a partir da perspectiva editorial) e do modo operatório da plataforma Open Journal Systems, além de valorizar e divulgar as produções científicas dos discentes das licenciaturas e bacharelado, do Campus Floresta e sede. Logo, a metodologia de trabalho parte de nossas observações enquanto equipe editorial da revista dos discentes da área de História da Ufac e o texto se organiza em uma breve introdução, dialogando sobre as características da revista, abordando depois a equipe de trabalho e seu funcionamento. Por fim, trazemos as edições produzidas nos anos em comento.

PALAVRAS-CHAVE: Das Amazônias; Editor; Dossiê; Adaptação.

Biografia do Autor

Jardel Silva França, Faculdade Educação Acreana Euclides da Cunha

Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha (INEC). Licenciado em História, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019). Aperfeiçoado Uniafro em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola (2016). Membro do corpo editorial da Revista Em Favor de Igualdade Racial e Revista Das Amazônias / Revista Discente de História da UFAC. Filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal do Acre.

Lucas Nascimento Assef de Carvalho

Bacharelando de História na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Publicado
2020-11-23