EXPERIÊNCIA DE EDITORAÇÃO NA REVISTA DAS AMAZÔNIAS:
DOSSIÊ REPÚBLICA BRASILEIRA E AUTORITARISMO (2019), E ENTRE A SALA DE AULA, PESQUISAS E HISTORIOGRAFIAS: TRAJETÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA (2020)
Resumo
Este texto tem por objetivo compartilhar as experiências vividas durante os anos de 2019 e 2020 como membros da equipe editorial da Revista discente dos Cursos de História da Universidade Federal do Acre, denominada Das Amazônias. Propomos o presente texto tomando como referenciais Albuquerque (2019; 2020), Meinert; Fonseca (2006) a fim de pensarmos sobre o papel dos alunos na construção do presente periódico (não apenas sob a ótica da autoria, mas também a partir da perspectiva editorial) e do modo operatório da plataforma Open Journal Systems, além de valorizar e divulgar as produções científicas dos discentes das licenciaturas e bacharelado, do Campus Floresta e sede. Logo, a metodologia de trabalho parte de nossas observações enquanto equipe editorial da revista dos discentes da área de História da Ufac e o texto se organiza em uma breve introdução, dialogando sobre as características da revista, abordando depois a equipe de trabalho e seu funcionamento. Por fim, trazemos as edições produzidas nos anos em comento.
PALAVRAS-CHAVE: Das Amazônias; Editor; Dossiê; Adaptação.