Lendo Devulsky para entender o Colorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.2-15

Resumo

O livro Colorismo de Alessandra Devulsky teve lançamento de sua primeira edição em 2021 pela editora Jandaíra (sediada em São Paulo), integrando a coleção Feminismos Plurais coordenada por Djamila Ribeiro. Sua publicação é em formato de brochura, ou seja, livreto (de modo a caber no bolso) com capa e corpo “mole”, pesando cerca de 150 gramas, cujo valor oscila de R$ 5,99 para Kindle a R$ 26,29 em diferentes livrarias físicas e sites. Sendo tais características explicadas como pactuação norteador da coletânea, dentro da lógica de preço e escrita acessível a diferentes leitores, visto se compreender os códigos de escrita e fala enquanto “mecanismos de poder”, daí justificar o comprometimento a difusão da informação com padronagem impressa de baixo custo e a “linguagem didática” sem esvaziar a potência dos conteúdos.

Biografia do Autor

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque , CFCH/UFAC

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1999), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), bacharelado em Direito pela UNINORTE (2009), doutorado em História Social pela USP (2015) . É professora associada nível 1, lotada no CFCH da Universidade Federal do Acre, exercendo atualmente a função de sub-coordenadora do curso de licenciatura em História da UFAC. Foi presidente da Comissão Permanente de Vestibulares da UFAC e Coordenadora do Programa de Extensão Conexões dos Saberes. Atuou como professora formadora e orientadora na Pós-Graduação de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e na Pós-Graduação UNIAFRO. Já lecionou História Antiga, História Econômica, História Moderna, História da América (da colônia aos dias atuais). Atualmente ministra aulas de História do Brasil (da colônia aos dias atuais) na licenciatura e no bacharelado de História e Formação Econômica Social e Política da Amazônia no curso de Jornalismo. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre História e Imprensa, História e Cidadania, Política de Ações Afirmativas.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Albuquerque , N. B. M. de. (2022). Lendo Devulsky para entender o Colorismo. Das Amazônias, 5(02), 160–165. https://doi.org/10.29327/268903.5.2-15