Prática docente e o reconhecimento da vivência periférica no ensino de história por meio do rap e do funk
uma proposta de ensino-aprendizagem
Resumo
O presente trabalho visa apresentar duas propostas de ensino que buscam reconhecer os gêneros musicais rap e funk, que são predominantemente produzidos e consumidos por jovens moradores de periferia, como fontes musicais no ensino de História. Nesse sentido, o trabalho se justifica pela necessidade de (re)pensar e construir um processo de aprendizagem democrático que possibilite um diálogo direto com os estudantes por meio da música a partir da metodologia de ensino freiriana. O rap e o funk sendo ritmos musicais muito discriminados no país, muitas das vezes sua aceitação em sala de aula encontra barreiras. Porém, o professor ao trabalhar o ensino de história dentro de sala de aula, precisa se posicionar contra as opressões sociais a partir da sua prática de ensino. Logo, o ensino de história precisa estar de acordo com um posicionamento político contra toda e qualquer opressão, descriminação e preconceito social. As discussões inseridas no texto e as propostas de ensino também buscam enriquecer o debate sobre a importância da construção de um ensino popular, que reconheça a sabedoria e a cultura orgânicas pertencentes às camadas populares. Tais colocações fundamentam-se na experiência como residentes docentes em História no Ensino Fundamental, como também, na vivência como estudantes periféricos que muitas das vezes não se enxergaram no ambiente escolar.
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Copyright (c) 2024 Luana Brunely da Silva, Vitor Rocha Damasceno
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