Os “heróis” nacionais e uma história “a contrapelo” dentro da sala de aula

Autores

  • Suellen Gerlane da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-15

Resumo

Este texto propõe fazer uma discussão acerca dos chamados ‘heróis’ nacionais dentro da sala de aula com a perspectiva do pensamento de Walter Benjamin a história ‘a contrapelo’. Partindo da crítica ao pensamento positivista propagada na prática educativa e até mesmo nos materiais didáticos, será utilizada a concepção benjaminiana de ‘escovar” ‘a contrapelo’ os personagens conhecidos como bandeirantes. Tendo como metodologia as revisões bibliográficas de estudiosos como Walter Benjamin com seu ideário de fazer questionamentos aos relatos de fatos e feitos dos ‘heróis’ nacionais da história tradicional e Circe Bittencourt focando no processo de ensino aprendizagem da história de forma crítica-social. Busca-se pois, questionar a unilateralidade histórica, o apagamento das atrocidades cometidas contra os grupos que foram marginalizados e através das discussões dar visibilidade a outros sujeitos e pluralidades conceituais na história do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. História crítica-social. Outras histórias.

Biografia do Autor

Suellen Gerlane da Silva

Graduada em História pela Universidade Potiguar. Pós-graduada em Educação Ambiental pela Integrada de Patos, e Discente no curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de História, Faculdade Venda Nova. Professora no Ensino Médio na rede Estadual do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Gerlane da Silva , S. . (2021). Os “heróis” nacionais e uma história “a contrapelo” dentro da sala de aula. Das Amazônias, 4(2), 136–140. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-15