Os “heróis” nacionais e uma história “a contrapelo” dentro da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.4.2-15Resumo
Este texto propõe fazer uma discussão acerca dos chamados ‘heróis’ nacionais dentro da sala de aula com a perspectiva do pensamento de Walter Benjamin a história ‘a contrapelo’. Partindo da crítica ao pensamento positivista propagada na prática educativa e até mesmo nos materiais didáticos, será utilizada a concepção benjaminiana de ‘escovar” ‘a contrapelo’ os personagens conhecidos como bandeirantes. Tendo como metodologia as revisões bibliográficas de estudiosos como Walter Benjamin com seu ideário de fazer questionamentos aos relatos de fatos e feitos dos ‘heróis’ nacionais da história tradicional e Circe Bittencourt focando no processo de ensino aprendizagem da história de forma crítica-social. Busca-se pois, questionar a unilateralidade histórica, o apagamento das atrocidades cometidas contra os grupos que foram marginalizados e através das discussões dar visibilidade a outros sujeitos e pluralidades conceituais na história do Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. História crítica-social. Outras histórias.
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