Movimento dos trabalhadores rurais sem terra

principais elementos constitutivos

Autores

  • Rair de Lima Nicácio Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Rovílio de Lima Nicácio Secretaria de Educação do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.1-12

Resumo

Nas últimas décadas do século XX, em especial, a partir do final da década de 70, surgiu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido como Movimento dos Sem Terra ou MST, oriundo da articulação das lutas pela terra e consolidação da reforma agrária, retomadas especialmente na região Centro-Sul do país e, aos poucos, alastrou-se pelo Brasil inteiro. De modo mais preciso, é no período de 1979 a 1984 que o movimento foi criado formalmente no 1º Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra realizado em 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel-PR. Nos dias atuais, o MST atua em 24 estados e nas 5 regiões do país, e permanece seguindo os objetivos estabelecidos em 84 e confirmados no 1º Congresso Nacional realizado em 1985 em Curitiba-PR. Compreendido como um estudo de abordagem qualitativa, objetivou-se apresentar os principais elementos constituintes do MST, enquanto movimento social. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com a consulta em livros, artigos, dissertações e teses. Com o estudo, os resultados demonstram que os principais elementos constitutivos do MST vêm se consolidando ao longo dos últimos anos e que mesmo com mudanças nos cenários social, político, econômico e cultural, permanecem como basilares na manutenção do MST na luta pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de uma sociedade mais justa, destituída da relação explorado e explorador.

Biografia do Autor

Rair de Lima Nicácio, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Educação – FACED – UFAM. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Ufac). Secretaria de Educação de Marechal Thaumaturgo-Acre.

Rovílio de Lima Nicácio, Secretaria de Educação do Acre

Doutorando em Educação – FACED – UFU. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens – UFAC. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFAC. Instituto Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

de Lima Nicácio, R., & de Lima Nicácio, R. (2022). Movimento dos trabalhadores rurais sem terra : principais elementos constitutivos. Das Amazônias, 5(01), 95–106. https://doi.org/10.29327/268903.5.1-12