Indigenismo e Movimento Indígena no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-2

Resumo

Neste artigo, buscamos desenvolver uma breve reflexão sobre o processo de criação e consolidação do movimento indígena no Brasil durante as décadas de 1970 e 1980. Para isso, buscamos compreender quem foram as lideranças indígenas de diferentes etnias e regiões do Brasil que o formaram, bem como a identidade supraétnica que construíram, responsável por dar coesão a este movimento social. Também buscamos inserir estas reflexões na linha historiográfica denominada Nova História Indígena, dialogando com outras áreas do conhecimento, principalmente a antropologia e o direito. Utilizamos algumas compilações produzidas por juristas que nos auxiliaram na compreensão da legislação brasileira e de suas transformações ao longo do século XX. Construímos o objeto de pesquisa por meio da análise de publicações periódicas do jornal Porantim, além de outros documentos produzidos por organizações indigenistas e indígenas.

Biografia do Autor

Ivan Pereira Rodrigues dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Possui mestrado em História Social (2021), pós-graduação em História, sociedade e cultura (2019) e graduação em História (2011), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento indígena, lideranças indígenas, organizações indígenas, Assembleia Nacional Constituinte e Constituição brasileira de 1988.. Atualmente, professor de educação básica II- História - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Experiência profissional na área de ensino de História, no ensino fundamental, médio e cursos preparatórios pré-vestibular.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Pereira Rodrigues dos Santos, I. (2023). Indigenismo e Movimento Indígena no Brasil. Das Amazônias, 6(01), 16–39. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-2