Na margem da visibilidade

indígenas potiguaras LGBTQIAPN+ da Paraíba no contexto do aldeamento e da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.6.1-5

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é sinalizar a existência dos Indígenas Potiguaras LGBTQIAPN+ dos aldeamentos e núcleos urbanos do Litoral Norte Paraibano, bem como na necessidade de ampliar as concepções frente à discussão sobre sexualidade nas terras indígenas. Por vez, a metodologia utilizada parte do relato de experiência enquanto indígena potiguara gay, bem como a escrita em primeira pessoa, destacando os enfrentamentos frente à homofobia e discriminações tanto dentro das aldeias quanto na cidade – e mesmo na Academia. Além disso, com ênfase no compromisso ético dessa pesquisa de trabalho de conclusão de curso, ora em andamento, os resultados pairam através dos discursos de ódio, violências físicas, verbais e psicológicas contra os Potiguaras LGBTQIAPN+ na cidade e principalmente dentro do aldeamento, sendo fortemente influenciada pela presença da fé cristã nesses espaços de terra indígena (TI), e o aumento expressivo da perda das tradições originárias, assim como também o preconceito, afeito sob diversas óticas: são indígenas paraibanos/as/es, racializados/as/es e LGBTQIAPN+. Conclui-se que pouco se fala sobre os povos originários na perspectiva de sexualidade, aflorando ainda mais o olhar colonizador sobre esses corpos, que são alvos constantes do apagamento e do silenciamento. Logo, são urgentes os debates para que se possa haver visibilidade, acolhimento e principalmente respeito, no âmbito da escrita da História – e para além dela.

Biografia do Autor

José Marcos Nascimento Pontes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Licenciando em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Dayane Nascimento Sobreira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Marcos Nascimento Pontes, J., & Nascimento Sobreira, D. . (2023). Na margem da visibilidade : indígenas potiguaras LGBTQIAPN+ da Paraíba no contexto do aldeamento e da cidade. Das Amazônias, 6(01), 66–85. https://doi.org/10.29327/268903.6.1-5