A Fundação ontológica do mundo

notas teóricas sobre o aspecto histórico e social religioso

Autores

  • Alan Marques de Pinho Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.7.1-12

Resumo

Esta pesquisa, porção de trabalho monográfico apresentado no ano de 2022, tem como objetivo discutir a relação entre religião e a constituição de uma funcionalidade social específica. O conhecimento religioso, primordial para a organização social de diversos sujeitos ao longo do tempo, por vezes é desvalorizado em contraponto a outras formas de conhecimento, contudo, tal pesquisa busca fomentar argumentos teóricos para uma discussão acerca da temática religiosa e a fundação ontológica do mundo, a construção de modelos representativos e uma orientação sagrada para a vida cotidiana. Ao longo do texto seguirá um levantamento historiográfico em busca de uma conceituação teórica adequada no que diz respeito ao fenômeno religioso e seu aspecto social e histórico, além de uma breve apresentação da relevância do fenômeno religioso ao longo da história e sua contestação a posteriori por outras áreas do conhecimento. 

Biografia do Autor

Alan Marques de Pinho, Universidade Católica de Petrópolis

Licenciado (2022) em História pelo Centro de Teologias e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis (CTH-UCP).  Pós-graduando em História  das  Religiões  (Cruzeiro  do  Sul).

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Marques de Pinho, A. (2024). A Fundação ontológica do mundo: notas teóricas sobre o aspecto histórico e social religioso. Das Amazônias, 7(1), 175–193. https://doi.org/10.29327/268903.7.1-12