IDEOLOGIA E INTERAÇÃO EM “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

  • Rovílio de Lima Nicácio SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ACRE

Resumo

A produção do presente trabalho teve como objetivo o estudo de ideologia e interação no conto “Olhos d’água” (2018), de Conceição Evaristo. Para isso, partimos das discursões desenvolvidas na disciplina “Práticas de Linguagem e Ensino”, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL), da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Floresta. Como aporte teórico, recorremos a Bakhtin (2016), acerca da concepção signo, ideologia e memória, com foco na interação, na busca de verificar como o conto apresenta a relação ideológica e interacionista, constituída pela imagem dos olhos, que a autora utiliza com recorrências. A pesquisa assumiu dois vieses investigativos, no intuito de aprofundar e comprovar o que já fora explanado sobre a temática. A primeira perspectiva é a bibliográfica, que consistiu na busca de base material do que já foi elaborado sobre a abordagem em questão, consistindo, basicamente, na consulta em livros e artigos científicos. Numa segunda dimensão, vimos que segue uma abordagem qualitativa com análise literária do conto.

PALAVRAS-CHAVE: Ideologia. Interação. Memória.

Biografia do Autor

Rovílio de Lima Nicácio, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ACRE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFAC. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL/UFAC.

Publicado
2020-11-23