IDEOLOGIA E INTERAÇÃO EM “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Rovílio de Lima Nicácio SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ACRE

Palavras-chave:

Ideologia, Interação, Memória

Resumo

A produção do presente trabalho teve como objetivo o estudo de ideologia e interação no conto “Olhos d’água” (2018), de Conceição Evaristo. Para isso, partimos das discursões desenvolvidas na disciplina “Práticas de Linguagem e Ensino”, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL), da Universidade Federal do Acre (UFAC), campus Floresta. Como aporte teórico, recorremos a Bakhtin (2016), acerca da concepção signo, ideologia e memória, com foco na interação, na busca de verificar como o conto apresenta a relação ideológica e interacionista, constituída pela imagem dos olhos, que a autora utiliza com recorrências. A pesquisa assumiu dois vieses investigativos, no intuito de aprofundar e comprovar o que já fora explanado sobre a temática. A primeira perspectiva é a bibliográfica, que consistiu na busca de base material do que já foi elaborado sobre a abordagem em questão, consistindo, basicamente, na consulta em livros e artigos científicos. Numa segunda dimensão, vimos que segue uma abordagem qualitativa com análise literária do conto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rovílio de Lima Nicácio, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ACRE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFAC. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL/UFAC.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

de Lima Nicácio, R. (2020). IDEOLOGIA E INTERAÇÃO EM “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Das Amazônias, 3(2), 37–45. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/article/view/4203