Patrimônio material no Ensino de História

o caso do Solar do Barão de Santarém

Autores

  • Adrielle Cristina Maciel de Araujo Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.2-10

Resumo

A relação entre patrimônio material e sociedade pode ser estabelecida por meio do conhecimento e reconhecimento dos espaços históricos como portadores de uma memória coletiva, sendo a prática da Educação Patrimonial no ambiente escolar apontada como um meio eficiente para realizar essa mediação entre a comunidade e os bens culturais locais. Neste sentido, este texto tem como objetivo demonstrar o potencial informativo das construções históricas e sua utilização para o ensino de História, tomando como exemplo o caso do Solar do Barão de Santarém. Considera-se o conceito de memória de Pierre Nora (1993), o qual afirma que esses lugares guardam a memória de seu tempo através de seus traços arquitetônicos. Para construção deste texto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o Solar do Barão em Estefany Couto (2013), Nelson Papavero e William L. Overal (2011). Foram analisadas fontes primárias como jornais e registros fotográficos, além da realização de uma visita ao Solar do Barão, na qual foi produzido o material fotográfico do casarão presente neste trabalho. O uso didático dos casarões históricos contribui para a valorização da história local e a formação da consciência histórica, tornando o aprendizado mais dinâmico e possibilitando aos alunos aprenderem sobre aspectos gerais do conteúdo obrigatório, ao mesmo tempo em que estudam a própria História.

Biografia do Autor

Adrielle Cristina Maciel de Araujo, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Licencianda em História pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Cristina Maciel de Araujo, A. (2022). Patrimônio material no Ensino de História: o caso do Solar do Barão de Santarém. Das Amazônias, 5(02), 104–121. https://doi.org/10.29327/268903.5.2-10