O papel da família e da escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nos anos iniciais
Resumo
A família e a escola devem caminhar lado a lado quando se refere ao processo de aprendizagem da criança, pois essas instituições são a base para uma formação sólida e eficaz do sujeito. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar o papel da família e da escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental a partir das experiências vividas e das teorias estudadas no trajeto da graduação. A educação cumpre um papel fundamental na formação do aluno para uma vivência social, cultural e religiosa. Portanto, um desafio marcante e persistente no cenário educacional é a presença e a participação da família na escola, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico e descreve, a partir de teóricos, sobre a temática e as narrativas de nossas experiências vivenciadas na trajetória acadêmica, dialogando com autores que discutem a importância da família e da escola na aprendizagem da criança, como Alves (1994); Andrade, Nicolau e Machado (2015); Carvalho (2000); Franco (2016); Jerônimo e Duarte (2016); e Picanço (2012), entre outros. O distanciamento entre família e escola atrapalha o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças e influencia negativamente o percurso educacional e a formação de um sujeito crítico-reflexivo.
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