A escola nunca vai entender a comunidade...e será que a comunidade entende o significado da escola?
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.4.1-10Resumo
O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.
PALAVRAS-CHAVE: Escolas krahô; Conhecimentos; Identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jose Manuel Ribeiro Meireles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.