A escola nunca vai entender a comunidade...e será que a comunidade entende o significado da escola?

Autores

  • Jose Manuel Ribeiro Meireles University fo Nottingham

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.1-10

Resumo

O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.

PALAVRAS-CHAVE: Escolas krahô; Conhecimentos; Identidade.

Biografia do Autor

Jose Manuel Ribeiro Meireles, University fo Nottingham

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8428-1513    

Downloads

Publicado

2021-06-19

Como Citar

Manuel Ribeiro Meireles, J. (2021). A escola nunca vai entender a comunidade.e será que a comunidade entende o significado da escola?. Das Amazônias, 4(1), 101–122. https://doi.org/10.29327/268903.4.1-10