Demanda Contínua
v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
TESEANDO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: uma pesquisa sobre o discurso pedagógico-curricular do Instituto Federal do Acre – IFAC e da área de Economia do Campus Tarauacá
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
Resumo
Neste artigo descrevemos sinteticamente uma pesquisa de Doutorado em Letras, realizada entre 2020 e 2024, sobre o discurso pedagógico-curricular institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), com um enfoque especial no currículo da área de Economia do Campus Tarauacá e seus discursos. As fontes da pesquisa da tese foram documentos educacionais do IFAC. O aporte teórico-metodológico foi a Análise Dialógica do Discurso (ADD). A geração de dados ocorreu por meio da identificação de categorias-conceitos presentes nos documentos do IFAC (relacionáveis a outras categorias-conceitos bakhtinianos), perceptíveis por meio da observação das relações dialógicas travadas no interior dos documentos do IFAC e destes com seu mundo externo. As conclusões da tese indicam que os documentos do IFAC e seus discursos são híbridos do ponto de vista enunciativo, pois se deixam ser influenciados por ideais e valores neoliberais e conservadores de educação (forças centrípetas), mas também professam perspectivas pedagógicas-discursivas mais humanistas, subjetivas e críticas (forças centrífugas). Tais documentos/discursos demonstram a não absolutez, linearidade, fixidez ou estabilidade dos discursos educacionais na Educação Profissional, que sofrem influências de diferentes vozes e contextos. Em relação à Tarauacá, conclui-se que esta se assemelha a uma “cidade-floresta” ou o que chamamos de cidade “urbanural”, que vive entre discursos, narrativas, ações e simbologias ora em flerte com o mundo urbano ora com o rural, o que reflete no currículo escolar do IFAC dessa cidade.
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