Aluna do Programa de Iniciação Científica pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, Laboratório de Pesquisas em Etnociências, Ecologia e Conservação (EtnoLab), Universidade Universidade Federal do Acre (Ufac)
Perofessor adjunto do curso de licenciatura indígena, Centro de Educação e Letras, campus Floresta, Universidade Federal do Acre. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnociências.
Na sociedade brasileira convivem sujeitos diversos, das mais variadas origens étnicas e costumes. Essa diversidade se explicita em visões de mundo, modos de vida e em comportamentos sociais. No entanto, mesmo em um país com tamanha pluralidade, a rejeição e a dificuldade na aceitação do outro são historicamente notórios e ainda permeiam nossa sociedade, desde o convívio escolar até a vida adulta. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa investigar como é abordada a prática multicultural no ambiente escolar, com foco na região amazônica brasileira, com o intuito de alvitrar uma reflexão acerca do cenário atual da prática escolar frente ao desafio da escola em abarcar diferentes manifestações culturais e sua ressignificação de saberes no contexto de sala de aula. Espera-se assim, fomentar o debate sobre o tema e propor novas discussões acerca do panorama observado. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica intensiva sobre a temática, com subsequente seleção e análise dos estudos considerados mais pertinentes. Os resultados indicam que as iniciativas educacionais dedicadas à multiculturalidade na região amazônica ainda são escassas e, muito embora a Amazônia seja notoriamente uma região marcadamente multicultural, as escolas ainda apresentam uma prática escolar voltadas à hegemonia e ao eurocentrismo. Deficiências nos currículos e na formação continuada de professores também foram evidenciados, comprometendo a efetivação da educação multicultural na região.
Citas
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