O TRAÇO NEOBARROCO DE MANA BERNARDES

Autores/as

  • Anna Viana Salviato Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

poesia sonora, neobarroco, materialidade, Mana Bernardes

Resumen

O presente artigo propõe uma leitura neobarroca dos poemas sonoros da poeta, designer, joalheira e artista visual Mana Bernardes. Atualmente em plena atividade, sua produção tanto plástica quanto poética é marcada pelo apelo à materialidade. Em suas leituras de poemas e em suas performances, a proposta artística de Mana Bernardes se aprofunda a ponto mesmo de exaurir também a concretude da matéria orgânica. O próprio corpo de Mana Bernardes é parte do signo poético e se veste de palavras ao mesmo tempo em que as lê. Na obra da artista reside o oxímoro de matriz barroca na medida em que o que se apresenta para o público é o jogo entre uma arte pensada por e para a elite burguesa brasileira, mas constituída de elementos populares, tendo como foco a ordinariedade do material utilizado (seja nas palavras de sua poesia, seja nos objetos de suas esculturas).

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Citas

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

VIANA SALVIATO, Anna. O TRAÇO NEOBARROCO DE MANA BERNARDES. Communitas, Rio Branco, v. 4, n. 8, p. 22–37, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3648. Acesso em: 2 abr. 2025.

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