O ENSINO DE DATILOGRAFIA EM ITAPORÃ (MT) NA DÉCADA DE 1960

cultura material e educação não formal

Autores

  • Maria Eduarda Ferro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Diana Gonçalves Vidal Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-4

Palavras-chave:

Formação Técnica, Cultura Escolar, História da Educação, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

Resumo

O artigo remete-se ao debate historiográfico acerca da cultura material como objeto histórico para apresentar e discorrer sobre a materialidade produzida e acumulada pela prática do ensino da datilografia operado em Itaporã (MT), pela Escola Ideal de Datilografia, a partir da primeira metade da década de 1960. A materialidade colocada em análise é de natureza fotográfica e documental, manuscrita e impressa. Seu exame, cotejado entre si e em paralelo com relatos de protagonistas históricos sobre as práticas vivenciadas no interior da instituição, em especial do proprietário do estabelecimento, apontou um fluxo de procura pela capacitação em um ofício técnico administrativo, como a arte datilográfica, a despeito do perfil econômico agrário e rural da localidade, aparentemente pouco vocacionada a este métier. Dinâmicas de relações sociais emergiram das entrelinhas do Livro de Matrículas, que oportunizaram achados acerca do perfil dos estudantes e das suas respectivas famílias. Ademais, o exercício evidenciou, no contexto da educação não formal, a permeabilidade de aspectos da cultura escolar oriunda dos espaços e práticas de educação formal.

Referências

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

FERRO, M. E.; VIDAL, D. G. O ENSINO DE DATILOGRAFIA EM ITAPORÃ (MT) NA DÉCADA DE 1960: cultura material e educação não formal. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 50–66, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6579. Acesso em: 10 maio. 2024.