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Demanda Contínua

v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E LIBERTÁRIA DE FREIRE

Enviado
julho 30, 2021
Publicado
2021-09-29

Resumo

O artigo trata de um estudo teórico sobre a Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva de uma educação libertária enquanto direito social, assim como discute alguns fundamentos entre o contexto da EJA e a pedagogia freireana frente aos valores e desafios que se apresentam no currículo cotidiano escolar da referida modalidade educacional. 

Assim, refletimos sobre as ideias de Freire que sustentam a EJA como concepção educacional fundamentada numa educação popular e libertadora. Destarte, buscamos evidenciar a forte contribuição da pedagogia freireana na implementação da modalidade educacional EJA e seu fundamento critico, emancipador e transformador, comprometida com a humanização por via de um processo de ensino e aprendizagem significativo.

Portanto, no processo analítico do contexto histórico propagado sobre o modelo educacional enraizado nas escolas de EJA, conclui-se a necessidade de constantes debates em prol de transformações educacionais para a implementação de uma educação condizente com a materialidade da educação libertaria e transformadora.

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