Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 5 Núm. 11 (2021): Esperançar a EJA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E LIBERTÁRIA DE FREIRE

Enviado
July 30, 2021
Publicado
2021-09-29

Resumen

O artigo trata de um estudo teórico sobre a Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva de uma educação libertária enquanto direito social, assim como discute alguns fundamentos entre o contexto da EJA e a pedagogia freireana frente aos valores e desafios que se apresentam no currículo cotidiano escolar da referida modalidade educacional. 

Assim, refletimos sobre as ideias de Freire que sustentam a EJA como concepção educacional fundamentada numa educação popular e libertadora. Destarte, buscamos evidenciar a forte contribuição da pedagogia freireana na implementação da modalidade educacional EJA e seu fundamento critico, emancipador e transformador, comprometida com a humanização por via de um processo de ensino e aprendizagem significativo.

Portanto, no processo analítico do contexto histórico propagado sobre o modelo educacional enraizado nas escolas de EJA, conclui-se a necessidade de constantes debates em prol de transformações educacionais para a implementação de uma educação condizente com a materialidade da educação libertaria e transformadora.

Citas

  1. BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1o e 2o graus, e dá outras providências. Brasília: DOU.
  2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal/ Secretaria Especial de Editoração e Publicações.
  3. BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
  4. BEISIEGEL, C. de R. Estado e educação popular. São Paulo. Pioneira, 2005.
  5. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº. 699, de 28 de julho de 1972. Ensino supletivo Brasília, DF, 1972.
  6. CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na Educação Básica. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan.-abr. 2005.
  7. FREIRE, Paulo. O Homem e Sua Experiência/Alfabetização e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980, p. 13-50.
  8. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
  9. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997
  10. FREIRE, Paulo. A EDUCAÇÃO é um ato político. Cadernos de Ciência, Brasília, n. 24, p.21-22, jul. /ago. /set.07/1991.
  11. GADOTTI, M. ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
  12. GALVÃO, A. M. de O.; SOARES, L. J. G. História da Alfabetização de Adultos no Brasil. In: E. B. C. de L. Albuquerque, E. B. C. de L.; FERRAZ, T. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 27-58.
  13. HADDAD, S. DI PIETRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-130, mai.-ago. 2000.
  14. LIMA, J. R. P., BARRETO, S. I. de O. Exigências e interfaces da inserção juvenil na Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação e Ciências Sociais. v.3, n.5, p. 99-119, dez. 2020.
  15. PAIVA, V. P. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
  16. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
  17. SILVA, A. de J. da et al. Educadores de jovens trabalhadores que estudam: aprendendo a ensinar. In: Diálogos com a juventude presentes na EJA. Analice da Silva (Org.) Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
  18. SOARES, L. J. G. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.