CURRÍCULOS DO ABJETO E DAS SEXUALIDADES NA ESCOLA
a polifonia das violências simbólicas, dos preconceitos e dos racismos cotidianos por meio de conteúdos digitais
Keywords:
currículo, sexualidade, escola, violência simbólicaAbstract
Este estudo tem a intenção de envolver o tema da diversidade das sexualidades porque entende que este possa ser utilizado para conceituar as relações de poder-saber sobre os corpos de jovens atacados pelas redes de intolerância. Quanto à fundamentação teórica, o trabalho destaca estudos que apresentam essa arena social complexa de conflitos plurais entre discursos e currículos oficiais. O estudo aborda as pulsões violentas e desconexas que favorecem teorias conspiratórias infundadas, que engrossam ainda mais a constituição de violências simbólicas, preconceitos e racismos cotidianos, destaca também os subterfúgios da alteridade nos conteúdos digitais e a polifonia das violências simbólicas, dos preconceitos e das sexualidades na escola. Conclui-se que o Estado brasileiro age na exceção, melhor dizendo, na contradição. E desse modo afeta a escola na causalidade de fatos sociais e midiáticos, e de interações humanas que, na perspectiva de uma consciência nacional acrítica e involuntária, se movimentam para destituir o “outro”, ao invés de fortalecê-lo e dignificá-lo, na formação humana, pautada em diversidade sexual e através da liberdade de credos, gostos e opiniões.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2007.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.
AQUINO, M. A. Cantoria dos pardais: educação, cultura e informação. João Pessoa: Editora universitária, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: edições 70, 2010.
BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto alegre: Sulina, 2013.
BUENO, S. F. Fascismo e Narcisismo na era digital. In: Teoria crítica da cultura digital: aspectos educacionais e psicológicos. São Paulo: Nankin, 2015.
CHAGAS, V. A cultura do memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas. São Paulo: Editora Universitária, 2020.
EMPOLI, G. Os engenheiros do caos. São Paulo: Vestígio, 2019.
GALLO, S. Deleuze e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Lisboa: Cobogô, 2020.
MBEMBE, A. Necropolítica. Revistas temáticas, nº 32, dez., 2016.
PARAÍSO, M. (orgs.). Metodologias de pesquisa pós-crítica em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
RIOFITIS, T. Violência do poder: o avesso do avesso. In: FREIRE, Renato [et. al.]. O poder do pensamento social: dissonâncias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.