POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

  • Gabriella Eldereti Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Becker Narvaes Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA https://orcid.org/0000-0001-5908-4753
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação docente. Imaginário Social. Políticas públicas. Gênero e Diversidade.

Resumo

O objetivo deste texto é descrever como as questões de gênero e sexualidade apresentam-se nas políticas de formação de professores(as) por intermédio do método documental. Percebe-se que discursos de ódio em relação às diversidades de gênero e sexual expressam-se abertamente em debates públicos e nas redes sociais, contribuindo com o aumento do preconceito e da discriminação contra os que escapam aos padrões heteronormativos e binários de gênero e sexualidade. Observou-se que a política nacional da formação docente materializada na Resolução nº 2 de 2015 repercute localmente nos currículos dos cursos de licenciatura que incorporam a discussão da diversidade de gênero e sexo nas suas propostas formativas. Nas matrizes curriculares das licenciaturas da universidade em estudo, constatou-se que de 2017 para 2020 o número de cursos de formação inicial de professores que possuíam disciplinas que abordassem a temática da diversidade de gênero e sexualidade em seu currículo aumentou significativamente. Aposta-se que a incorporação do debate sobre as diversidades na formação docente possa contribuir para a ampliação de imaginários e de repertórios biográficos na construção de uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Andréa Becker Narvaes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), criado em 1993 e consolidado no CNPq. Realiza junto com o Grupo GEPEIS projetos de formação cultural no âmbito da UFSM e fora dela : Ouvindo Coisas: outras formas de estar juntos e Cirandas do Imaginário. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa no CNPq até 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM de 1998 até 2001. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. 

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

ELDERETI MACHADO, G.; ANDRÉA BECKER NARVAES; VALESKA MARIA FORTES DE OLIVEIRA. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 218–239, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4798. Acesso em: 19 abr. 2024.