Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais

APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-16
Enviado
setembro 21, 2022
Publicado
2023-11-06

Resumo

O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.

Referências

  1. ALCÂNTARA, P. R. et al. A prática docente e as mídias educacionais: convergências e divergências. Anais... ABED. Trabalhos do 13º CIED, 2007. http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/572007115855AM.pdf Acesso em: 27 ago. 2022.
  2. ALMEIDA, M. E. B. de. Informática e formação de professores. ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
  3. ASSMANN, H. (Org.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
  4. BAUMAN, Z. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Segunda parte da entrevista: Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 661-684, maio/ago. 2009. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200016
  5. BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa com tecnologia interativa. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. A (org.). Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
  6. BOMBASSARO, L. C. et al. Percursos Hermenêuticos e Políticos: Homenagem a Hans-Georg Flickinger. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2014.
  7. CONTE, E. Notas sobre Teoria e Práxis. Educação e Filosofia, v. 30, n. 60, p. 883-903, jul./dez. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903
  8. COUTINHO, L. M. Aprendizagem, tecnologia e educação a distância. Módulo I, v. 3. Eixo Integrador: Realidade Brasileira. Brasília: UnB, 2002.
  9. FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
  10. JOHNSON, S. Cultura da interface – como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  11. LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
  12. LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
  13. LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
  14. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  15. MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.
  16. MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
  17. NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 116, p. 1106-1133, 2017.
  18. NÓVOA, A. Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Com a colaboração de Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 2022.
  19. SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  20. SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  21. SCHÖN, D. A. O profissional reflexivo: como os profissionais pensam em ação. Londres: Temple Smith, 1983.
  22. SERRES, M. Petite poucette. Paris: Le Pommier, 2012.
  23. VIEIRA PINTO, A. O Conceito de Tecnologia. v. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
  24. ZABALA, A. A prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.