APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-16

Palavras-chave:

professor reflexivo, práxis, tecnologias digitais

Resumo

O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.

Biografia do Autor

Fabiane Rodrigues dos Santos, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é Professora dos Anos iniciais da Prefeitura Municipal de Ivoti/RS. Tem experiência na área de Educação e é membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Caroline Maciel da Silva, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutoranda no PPG em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). Graduada em Educação Física/Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), é especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER Educacional (2010) e em Educação Física Escolar pelo Instituto Federal do RS (2019). É mestra pelo PPGCMH/UFRGS. Participa do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte -F3P-EFICE e do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física - GEDAEF, do PPGCMH - UFRGS. É membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. Foi professora titular da disciplina de Educação Física e professora da Sala de Recursos Multifuncional na EEEM João XXIII, na cidade de Canoas/RS no período 2013 a 2016. Atualmente é professora titular da disciplina de Educação Física na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. É certificada pelo Google Inc. como Educator - nível 1- Google for Education.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

CONTE, E.; SANTOS, F. R. dos .; SILVA, C. M. da . APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 223–239, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-16. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265. Acesso em: 9 maio. 2024.