Demanda Contínua
v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: Análise dos aspectos da elaboração da proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil no sul do Amazonas
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Resumo
Entendendo que a Educação em Ciências cresce em importância para o atendimento das necessidades e oportunidades apresentadas a cada momento, além de oportunizar, por meio da educação social e da ambiental, a exploração e o entendimento do que existe ao redor nas diferentes dimensões: humana, social e cultural. Tomando como referência tal necessidade e a legitimidade da etapa da Educação Infantil (EI) na educação básica, a questão problematizadora deste estudo foi: quais os aspectos da elaboração da proposta curricular para o ensino de Ciências na Educação Infantil, em Humaitá/AM, na concepção de gestores e professores? Na busca de respostas para esse questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar o processo de elaboração e implementação da proposta curricular para o ensino de ciências na Educação Infantil, em Humaitá-AM, na concepção de gestores e professores. Assim, trata-se de um recorte de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, de características exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, composta de duas fases, uma documental e uma empírica, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras que atuam na EI e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da SEMED do Município de Humaitá-AM. Os dados obtidos foram organizados em categorias de análise segundo Bardin (1977), criadas a priori e em consonância com as questões levantadas na investigação, e que serão abordadas conforme nosso recorte para esta pesquisa.
Referências
- AMAZONAS. Conselho Estadual de Educação. Referencial Curricular Amazonense: educação infantil. Amazonas: 2018. 226 p.
- AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científico Tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em educação em Ciência. Vol.3.Número1, 2001.
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70. Brasil:1977.
- BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, San Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora LTDA, 1994.
- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB n°20/09 e Resolução CNE/CEB nº05/09. Brasília: 2009.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de educação básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: DF, 1996.
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais, primeiro ciclo. Brasília: 1997.
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol.1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
- CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 89-100, 2003.
- CHASSOT, Áttico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 8.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.
- CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista NERA nº. 18. Especial sobre Educação do Campo, Jan./jun. 2011.
- DAY, Christopher Day. Desenvolvimento Profissional de Professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, LDA, 2001.
- FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 63-79, jan./abr. 2007.
- GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, LDA 1999.
- HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Proposta de Plano Anual - Municipal 2020 (3 anos) - Humaitá-AM, Prefeitura Municipal, Supervisão de Educação Infantil de Humaitá. Humaitá: 2020a.
- HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Proposta de Plano Anual - Municipal 2020 (4 anos) - Humaitá-AM, Prefeitura Municipal, Supervisão de Educação Infantil de Humaitá. Humaitá: 2020b.
- HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Proposta de Plano Anual - Municipal 2020 (5 anos) - Humaitá-AM, Prefeitura Municipal, Supervisão de Educação Infantil de Humaitá. Humaitá: 2020c.
- HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Orientação Pedagógica para o Processo de Avaliação realizado nas escolas de Educação Infantil e Creches no Município de Humaitá-AM. Prefeitura Municipal. Humaitá: 2020d.
- HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico o Centro Municipal de Educação Infantil Profa. Jonecy Alves de Farias. Prefeitura Municipal. Humaitá: 2020e.
- IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
- KRASILCHIK, Miriam. O professor e o currículo de Ciências. 4 ed. São Paulo: EPU, Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
- LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais. Ensaio - Pesquisa em educação em Ciência. Vol.3.Núm.1, 2001.
- LORENZETTI, Leonir. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Santa Catarina. 2000.
- MARQUES, Amanda Cristina T. Lopes; MARANDINO, Martha. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-19, 2018.
- ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnósticos do fazer docente na educação infantil. – Curitiba: Ibpex, 2012.
- SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de Letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36 set./dez. 2007.
- SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
- SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1.ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. – (Coleção professor inovador)
- SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento / Magda Soares. - 7. ed. - São Paulo: Contexto, 2017.
- UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. / Nájela Tavares Ujiie, 2020. 207 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.