ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Análise dos aspectos da elaboração da proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil no sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-19

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Proposta Curricular

Resumo

Entendendo que a Educação em Ciências cresce em importância para o atendimento das necessidades e oportunidades apresentadas a cada momento, além de oportunizar, por meio da educação social e da ambiental, a exploração e o entendimento do que existe ao redor nas diferentes dimensões: humana, social e cultural. Tomando como referência tal necessidade e a legitimidade da etapa da Educação Infantil (EI) na educação básica, a questão problematizadora deste estudo foi: quais os aspectos da elaboração da proposta curricular para o ensino de Ciências na Educação Infantil, em Humaitá/AM, na concepção de gestores e professores? Na busca de respostas para esse questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar o processo de elaboração e implementação da proposta curricular para o ensino de ciências na Educação Infantil, em Humaitá-AM, na concepção de gestores e professores. Assim, trata-se de um recorte de uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, de características exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, composta de duas fases, uma documental e uma empírica, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras que atuam na EI e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da SEMED do Município de Humaitá-AM. Os dados obtidos foram organizados em categorias de análise segundo Bardin (1977), criadas a priori e em consonância com as questões levantadas na investigação, e que serão abordadas conforme nosso recorte para esta pesquisa.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

QUIRINO, T. de S.; DE FÁTIMA CAVALCANTE FRANÇA, R. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: Análise dos aspectos da elaboração da proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil no sul do Amazonas. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 266–280, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-19. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6263. Acesso em: 27 abr. 2024.