HISTÓRIA OCULTA

biografias e relatos de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-11

Palavras-chave:

História, Biografia, Relato de vida, Hibridismo

Resumo

As reflexões desse estudo têm como objetivo contribuir para a valorização da diversidade histórica e cultural e o hibridismo como resultado do encontro da diversidade. Pretendo dialogar com o leitor aspectos importantes que fortaleçam o respeito ao “outro” e o ensino de história com viés igualitário a partir das vivências ocultadas e diferenças que compõem a sociedade na qual estamos inseridos enquanto cidadãos. Sem a pretensão de esgotar o debate, são apontados aspectos importantes da identidade híbrida na constituição da história dos povos, fator que fortalece ainda mais a importância das biografias e dos relatos de vida na escrita de uma sociedade pautada na valorização das diferenças.

Biografia do Autor

Joelton Rezende Gomes, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional do (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente de História no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Docente do Departamento de Ciências da Educação Universidade Federal de Rondônia. Doutora em Educação (UERJ-UL).

Referências

BHABHA, H. (org.) Narrating the Nation. Londres: Routledge, 1990.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2016.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

DUSCHATZKY, Silvia. SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FERRE, Nuria Pérez de Lara. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 195-214.

GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros. Biografia na sala de aula: a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. 138 f. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Recife, 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2016.

MARTINS, José de Souza. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1986.

VELOSO, Caetano. Sampa. Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/. Acesso em: 01 de novembro de 2021.

WILLIAMS, Raymond. Uma tradição do século XIX. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

GOMES, J. R.; PIMENTA, J. S. HISTÓRIA OCULTA: biografias e relatos de vida. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 145–153, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-11. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6087. Acesso em: 25 abr. 2024.