HISTÓRIA OCULTA
biografias e relatos de vida
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-11Keywords:
História, Biografia, Relato de vida, HibridismoAbstract
As reflexões desse estudo têm como objetivo contribuir para a valorização da diversidade histórica e cultural e o hibridismo como resultado do encontro da diversidade. Pretendo dialogar com o leitor aspectos importantes que fortaleçam o respeito ao “outro” e o ensino de história com viés igualitário a partir das vivências ocultadas e diferenças que compõem a sociedade na qual estamos inseridos enquanto cidadãos. Sem a pretensão de esgotar o debate, são apontados aspectos importantes da identidade híbrida na constituição da história dos povos, fator que fortalece ainda mais a importância das biografias e dos relatos de vida na escrita de uma sociedade pautada na valorização das diferenças.
Downloads
References
BHABHA, H. (org.) Narrating the Nation. Londres: Routledge, 1990.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2016.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
DUSCHATZKY, Silvia. SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FERRE, Nuria Pérez de Lara. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 195-214.
GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros. Biografia na sala de aula: a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. 138 f. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Recife, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2016.
MARTINS, José de Souza. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1986.
VELOSO, Caetano. Sampa. Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/. Acesso em: 01 de novembro de 2021.
WILLIAMS, Raymond. Uma tradição do século XIX. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.