Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

HISTÓRIA OCULTA: biografias e relatos de vida

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-11
Enviado
abril 26, 2022
Publicado
2022-08-02

Resumo

As reflexões desse estudo têm como objetivo contribuir para a valorização da diversidade histórica e cultural e o hibridismo como resultado do encontro da diversidade. Pretendo dialogar com o leitor aspectos importantes que fortaleçam o respeito ao “outro” e o ensino de história com viés igualitário a partir das vivências ocultadas e diferenças que compõem a sociedade na qual estamos inseridos enquanto cidadãos. Sem a pretensão de esgotar o debate, são apontados aspectos importantes da identidade híbrida na constituição da história dos povos, fator que fortalece ainda mais a importância das biografias e dos relatos de vida na escrita de uma sociedade pautada na valorização das diferenças.

Referências

  1. BHABHA, H. (org.) Narrating the Nation. Londres: Routledge, 1990.
  2. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
  3. BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2016.
  4. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
  5. DUSCHATZKY, Silvia. SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  6. FERRE, Nuria Pérez de Lara. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 195-214.
  7. GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros. Biografia na sala de aula: a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. 138 f. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Recife, 2019.
  8. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
  9. MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2016.
  10. MARTINS, José de Souza. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1986.
  11. VELOSO, Caetano. Sampa. Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/. Acesso em: 01 de novembro de 2021.
  12. WILLIAMS, Raymond. Uma tradição do século XIX. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.