HISTÓRIA OCULTA
biografias e relatos de vida
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-11Palavras-chave:
História, Biografia, Relato de vida, HibridismoResumo
As reflexões desse estudo têm como objetivo contribuir para a valorização da diversidade histórica e cultural e o hibridismo como resultado do encontro da diversidade. Pretendo dialogar com o leitor aspectos importantes que fortaleçam o respeito ao “outro” e o ensino de história com viés igualitário a partir das vivências ocultadas e diferenças que compõem a sociedade na qual estamos inseridos enquanto cidadãos. Sem a pretensão de esgotar o debate, são apontados aspectos importantes da identidade híbrida na constituição da história dos povos, fator que fortalece ainda mais a importância das biografias e dos relatos de vida na escrita de uma sociedade pautada na valorização das diferenças.
Downloads
Referências
BHABHA, H. (org.) Narrating the Nation. Londres: Routledge, 1990.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2016.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da modernidade. Tradução Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
DUSCHATZKY, Silvia. SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FERRE, Nuria Pérez de Lara. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 195-214.
GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros. Biografia na sala de aula: a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. 138 f. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Recife, 2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2016.
MARTINS, José de Souza. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1986.
VELOSO, Caetano. Sampa. Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/. Acesso em: 01 de novembro de 2021.
WILLIAMS, Raymond. Uma tradição do século XIX. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.